A igreja Sagrada Família, em Monte Carmelo (MG), foi invadida e vandalizada na madrugada de terça-feira (28). “O que mais nos doeu foi ver Jesus sacramentado jogado ali no chão”, disse padre Marcelo Marins, pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, à qual pertence a igreja atacada. Segundo ele, todas as hóstias consagradas estavam dentro do sacrário, que foi arrancado da parede.

Padre Marins contou à ACI Digital que às 5h de ontem a faxineira chegou à igreja e logo viu que havia um buraco no teto do salão. Percebeu também que algumas coisas estavam fora do lugar.

“Ela saiu do salão e viu a porta lateral da igreja aberta, entrou e viu a destruição que estava ali”, disse o pároco. A faxineira, então, ligou para o padre e para o coordenador de pastorais, que se dirigiram ao local.

“Chegamos e percebemos a situação. Castiçais quebrados, ambão quebrado, cruz do altar quebrada e o sacrário não estava lá. Ficamos bastante assustados. Mas, entramos na sacristia e vimos que estava lá. O sacrário foi arrancado, forçaram a portinha para dentro. Mas, percebemos que não tinha nenhuma eucaristia no chão e todas as hóstias consagradas estavam lá dentro. Então, não houve profanação eucarística”, disse.

Segundo padre Marins, que armários foram arrombados e vários objetos foram revirados e destruídos. O equipamento de som ficou destruído, microfones e fios jogados no chão. “No salão, tubos do ar condicionado foram arrancados, porque são de cobre e têm valor de venda”, disse o padre.

Mas, a assaltante não conseguiu levar os objetos. “Não sabemos porque não conseguiu efetivar o roubo, estava tudo lá”. Objetos foram encontrados em um lote ao lado da igreja.

A polícia foi acionada e segue investigando o caso. A igreja está fechada “para restauração, para consertar o que foi estragado”.

Segundo padre Marins, a comunidade foi marcado por dois sentimentos diante do ocorrido: indignação e solidariedade. “Primeiro o de indignação por se tratar de um local sagrado e de uma quase profanação ao Santíssimo Sacramento que, para nós, é a maior riqueza. Então, as pessoas lamentaram muito a situação”, disse.

Depois, “houve a solidariedade, as orações, o apoio. Teve campanha para nos ajudar a restaurar a igreja. Recebemos várias doações via PIX para ajudar”, disse. O padre contou que as pessoas se mobilizaram para ajudar como podiam. “Teve pessoas que doaram valores mais alto até uma criança que viu em seu cofrinho quanto tinha e deu para mãe doar dois reais. Ou seja, dois reais de uma criança que se sensibilizou com isso”.

“Vimos um amor a Jesus Sacramentado muito grande. O que mais nos doeu foi ver Jesus sacramentado jogado ali no chão, isso marcou muito a comunidade, que prestou seu grande amor por Jesus na hóstia consagrada”, disse o pároco.

Segundo ele, “assim que a igreja ficar totalmente restaurada”, será celebrada uma missa em desagravo. “Preciso comprar um sacrário novo, o que demanda um tempinho. Mas, haverá o ato de reparação ao Santíssimo Sacramento, com adoração e missa”.

Confira também: