A Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP) anunciou que no dia 1º de maio, dia em que a Igreja celebra São José Operário, o país será consagrado a este santo.

O presidente da Comissão Episcopal para os Leigos, Dom Broderick Pabillo, assinalou que o Episcopado aprovou a consagração nacional a São José e encarregou a comissão de organizar o evento.

Esta consagração ocorrerá no marco do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco em 8 de dezembro de 2020, por ocasião do 150º aniversário da proclamação deste santo como padroeiro da Igreja universal.

Junto com esta iniciativa, a Comissão Episcopal para os Leigos iniciará, em 30 de março, uma “preparação espiritual” de 33 dias para alcançar uma boa compreensão e prática correta da devoção ao pai adotivo de Jesus.

Além disso, facilitou a distribuição da “Consagração a São José” do Pe. Donald Calloway nas dioceses e entre todos aqueles que desejam participar da celebração nacional.

Durante uma conferência virtual organizada pela comissão no dia 13 de fevereiro, Pe. Calloway elogiou a iniciativa da consagração das Filipinas em meio às dificuldades que o mundo enfrenta devido aos efeitos da pandemia do coronavírus.

"Sei que as Filipinas estão passando por um momento difícil agora", disse. “Podemos nos dirigir a ele para qualquer necessidade, esperança, paz, conversão, para nos aproximarmos de Jesus e de Maria”, acrescentou.

O sacerdote destacou que, se os fiéis seguirem esta devoção, os frutos não serão apenas para o país, mas para todo o mundo e indicou que São José ajudará a aumentar a virtude e a santidade “porque é isso que um bom pai faz”.

“Vamos conhecer a consolação de um bom pai, porque foi isso que ele fez por Jesus e Maria, e é isso que ele quer fazer por nós”, acrescentou.

Por fim, destacou que Nossa Senhora é a mãe espiritual dos fiéis católicos e São José o “nosso pai espiritual”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: