Há aproximadamente dez anos, começou na diocese de Alcalá de Henares, Madrid (Espanha), o Holywins, uma iniciativa que incentiva as crianças a se vestir de seus santos favoritos e recordar suas vidas exemplares através de brincadeiras, testemunhos e canções no dia de Halloween.

Além disso, há alguns anos, a diocese decidiu ampliar a essa iniciativa e também organizou uma série de atividades para adolescentes.

Segundo explicam em um comunicado emitido pela Diocese, “esta iniciativa nasceu na Diocese de Paris no ano 2002, e em nossa Diocese de Alcalá de Henares no ano 2009”.

“‘Holywins’ é um jogo de palavras que significa “a santidade vence”. A semelhança fonética com a palavra ‘Halloween’ não é casual, pois Holywins pretende ajudar a reforçar a festa cristã de Todos os Santos, frente ao eclipse cada vez maior que está sofrendo pela potente implantação da festa pagã de Halloween”, asseguram.

Além disso, indicam que, embora Halloween signifique em inglês “véspera de Todos os Santos”, atualmente esta celebração não tem nenhuma relação com a fé cristã. Pelo contrário, sua forma de propor a vida e a morte, o bem e o mal, são completamente diferentes das do Evangelho de Cristo e da Tradição de sua Igreja.

Por isso, segundo explicam, “os católicos queremos devolver a este dia seu verdadeiro sentido e celebrar todos aqueles que seguiram heroicamente Jesus Cristo, com uma luminosa festa de Todos os Santos que transborde alegria e esperança”.

Também sublinharam que esta iniciativa pretende animar a romper “o culto à morte e a exaltação dos monstruosos e feios que traz consigo, pois o que é próprio dos cristãos é celebrar o triunfo da vida e promover a beleza e o bem”.

Por, isso, asseguram que, “frente aos disfarces dos mortos vivos que enchem as ruas das cidades em 31 de outubro, cada vez mais dioceses se somam à celebração de Holywins para transmitir uma mesma mensagem: a vida é bela e sua meta é o Céu, são muitos os que chegaram e todos somos chamados a compartilhar sua felicidade, pois todos podemos ser santos”.

Confira também: