Na série de papas, o papa Marcelo ocupa a posição número 30. Foi o vigário de Cristo na terra durante um ano: de 308 a 309. Era um dos mais corajosos sacerdotes de Roma na terrível perseguição de Diocleciano nos anos 303 a 305,

Incentivava todos a permanecerem fiéis ao cristianismo embora os martirizassem. Eleito papa, dedicou-se a reorganizar a Igreja que estava muito desorganizada, porque já tinha 4 anos que o último papa, são Marcelino, havia morrido.

Era um homem de caráter enérgico, embora moderado, e se dedicou a voltar a edificar os templos destruídos na perseguição anterior. Dividiu Roma em 25 setores e nomeou um presbítero ou pároco a frente de cada um.

Muitos cristãos tinham renegado a fé, por medo na última perseguição, mas desejavam voltar a pertencer á Igreja.

O papa Marcelo, apoiado pelos melhores sábios da Igreja, decretou que aqueles que desejavam voltar à Igreja tinham que fazer algumas penitências por ter renegado a fé durante a perseguição.

Muitos aceitaram a decisão do papa, mas alguns promoveram tumultos contra ele e até mesmo o acusaram diante do imperador Maxêncio, o qual, abusando de seu poder que não lhe permitia interferir nos assuntos internos da religião, expulsou o papa de Roma.

Segundo o “Livro Pontifical”, o papa Marcelo se hospedou na cada de uma leiga muito piedosa de nome Marcela e, deste local, seguiu dirigindo os cristãos.

Ao ficar sabendo disse, o Imperador obrigou o papa a realizar trabalhos forçados nas cavalarias e estábulos imperiais que foram transferidos a esta zona.

O papa faleceu no ano 309.