O Beato Álvaro del Portillo foi um bispo, engenheiro civil e doutor em filosofia e em Direito Canônico; também recordado por ter sido o primeiro sucessor de São Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei.

Nasceu em Madri (Espanha), em 11 de março de 1914, dentro de uma família cristã. Ingressou no Opus Dei em 1935 quando ainda estudava na Escola de Engenheiros de Caminhos de Madri.

Em 25 de junho de 1944, depois de finalizar os estudos civis e eclesiásticos foi ordenado sacerdote em Madri pelo Bispo da diocese, Dom Eijo y Garay. E ali exerceu o ministério sacerdotal até que, em 1946, foi transferido para Roma. Mais tarde, fez doutorado em Filosofia e Letras e em Direito Canônico.

Álvaro del Portillo foi consultor de vários dicastérios da cúria romana, participou do Concílio Vaticano II e foi secretário da comissão que elaborou o decreto Presbyterorum Ordinis, sobre o ministério e a vida dos presbíteros. Do mesmo modo, manteve uma relação próxima com vários Papas, especialmente com o Beato Paulo VI, um de seus primeiros amigos em Roma.

Depois da morte de São Josemaria Escrivá em 1975, foi eleito para encarregar-se do Opus Dei, missão na qual serviu durante 19 anos, até o dia de seu falecimento.

No dia 28 de novembro de 1982, ao erigir a Obra na Prelatura Pessoal, o Santo Padre João Paulo II o nomeou Prelado do Opus Dei e, no dia 6 de janeiro de 1991, foi a sua ordenação episcopal.

Álvaro del Portillo faleceu em 1994, depois de uma peregrinação à Terra Santa. São João Paulo II foi orar ante seus restos mortais, como reconhecimento pelo seu serviço ao povo de Deus.

Em 5 de julho de 2013, foi reconhecido o milagre concedido pela intercessão deste beato. O milagre se tratou da cura do chileno José Ignácio Ureta Wilson, que com poucos dias de vida sofreu inúmeras e graves complicações de saúde ao ponto de, com um mês de vida, sofreu uma parada cardíaca entre 30 e 45 minutos. Seus pais pediram a intercessão de Dom Álvaro e o menino sobreviveu. Atualmente José Ignacio não apresenta graves sequelas das doenças que sofreu no passado.

O Prelado do Opus Dei foi beatificado em Valdebebas (Madri) pelo Cardeal Dom Ángelo Amato, em 27 de setembro de 2014, em uma Missa da qual participaram mais de 200.000 pessoas provenientes do mundo inteiro.

Confira também: