O arcebispo de Esztergöm-Budapest, na Hungria, cardeal Péter Erdö, disse que a letra do hino oficial do 52° Congresso Eucarístico Internacional, que será celebrado em sua diocese neste ano, ajudou os católicos húngaros a sobreviver à guerra e ao comunismo.

Em um vídeo promocional do Congresso Eucarístico Internacional, o cardeal afirmou que a letra do hino adotado para o encontro dos dias 5 e 12 de setembro, remete à última vez em que Budapeste, a capital da Hungria, foi sede do congresso, em 1938.

“Agora o hino do Congresso Eucarístico voltará a soar. A letra desta canção foi escrita em 1938”, disse Erdö. “As suas linhas finais e o seu refrão são inesquecíveis, porque pedimos a Cristo: ´Abençoa esta terra com paz e honra, leva-nos ao teu santo encontro´”.

O hino “era bastante atual naquele momento, vésperas da Segunda Guerra Mundial”, disse o cardeal, e “deu aos devotos católicos húngaros força durante a guerra e também mais tarde durante as décadas do comunismo e da opressão”.

A Hungria tem uma população de 9,8 milhões de habitantes, dos quais 62% são católicos. O país, que faz fronteira com a Áustria, a Sérvia, a Croácia, a Eslovénia, a Roménia, a Ucrânia e a Eslováquia, foi ocupado pelos nazistas entre 1944 e 1945. Depois da segunda guerra mundial, os comunistas tomaram o poder e governaram o país até 1989.

O cardeal Erdö, de 68 anos, lembrou que o hino também foi cantado durante a visita do papa Francisco à Romênia, em 2019, especificamente na celebração da Missa com os peregrinos húngaros, no santuário mariano de Șumuleu-Ciuc, na Transilvânia.

“Mas esta bela canção ainda está viva hoje, não só na memória dos húngaros, eu acho, pois ela foi cantada por uma multidão de 100 mil pessoas na santa missa celebrada pelo papa Francisco em Csíksomlyó, em 2019”, disse Erdö.

O 52° Congresso Eucarístico Internacional deveria ser realizado em 2020, mas foi adiado para este ano de 2021 devido à pandemia da covid-19. Está prevista a participação do papa Francisco na missa de encerramento do congresso, no dia 12 de setembro, às 11h30, na Praça dos Heróis.

O hino oficial, intitulado "Győzelemről énekeljen" (Canta o triunfo), foi gravado em duas línguas: inglês e húngaro. Os intérpretes são três jovens cantores: Bogi Nagy, Máté Czinke e Gergő Dánielfy.

“A mensagem deste hino continua sendo importante hoje, já que Cristo quer unir e abraçar todas as nações com amor fraternal”, disse o cardeal.

Para ele, a “mensagem é a essencial: Cristo, como irmão, une todas as nações no amor. Ele quer unir toda a humanidade no amor e na felicidade”, concluiu.

Confira também: