Depois de anunciar a sua decisão de renunciar ao ministério em 11 de fevereiro, 2013, o papa Bento XVI fez a sua renúncia no dia 28 de fevereiro do mesmo ano e se transladou do Palácio Pontifício do Vaticano a Castel Gandolfo.

Em 28 de fevereiro de 2013, às 17h07 (hora local), Bento XVI deixou o Vaticano e seguiu de helicóptero até Castel Gandolfo. Na varanda da casa de verão dos pontífices, ele, que havia sido papa durante oito anos, se dirigiu aos peregrinos reunidos na praça para lhes dizer: "Eu sou simplesmente um peregrino que iniciou a última etapa da sua peregrinação nesta terra".

Logo depois de ser transladado a Castel Gandolfo, foram fechadas as portas do local, começou a Sede Vacante.

Bento XVI viveu em Castel Gandolfo durante dois meses, enquanto realizavam as adaptações apropriadas em sua nova residência, o antigo mosteiro "Mater Eclesiae".

Entretanto, durante esses 62 dias, não ficou sozinho. De fato, nas primeiras imagens "roubadas" de Bento XVI, ele aparecia caminhando pelos jardins junto com o seu secretário, dom Georg Gänswein.

Além disso, recebeu algumas visitas, como a do seu sucessor papa Francisco, que visitou Castel Gandolfo em 23 de março. Naquele dia, as primeiras imagens de ambos se abraçando na frente do helicóptero e rezando na capela ajoelhados no mesmo banco deram a volta ao mundo.

Um pouco mais de um mês depois, Bento XVI voltou ao Vaticano, onde Francisco o esperava para lhe dar as boas-vindas. A partir disso, Bento XVI começou uma nova vida no mosteiro ‘Mater Ecclesiae’ junto das quatro ‘memores Domini’ (Rossella, Loredana, Carmela e Cristina), leigas consagradas do Movimento Comunhão e Libertação que o ajudavam desde então e com o secretário particular do papa, dom Georg Gänswein.

Em 11 de fevereiro de 2017, quatro anos depois da renúncia de Bento XVI ao pontificado, o ex-porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou que o papa alemão vivia em oração e com muita discrição o seu serviço de acompanhamento à Igreja e de solidariedade com seu sucessor, o papa Francisco.

Bento XVI morreu na manhã de 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano, onde morava.

Confira também: