“Há cinquenta anos estou neste país. Nunca vi uma situação como a que estamos vivendo neste momento: divisão nas famílias, na sociedade, na Igreja e em todos os cantos”, disse Frei Hans Stapel, natural de Geseke, na Alemanha e fundador da Fazenda da Esperança em missa que marcou o início da novena de são Frei Galvão, no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), no domingo (16).

Há muito fanatismo, não só no Brasil, mas no mundo. Estamos no meio da guerra. O papa Francisco fala que estamos vivendo a terceira guerra mundial”, afirmou frei Hans.

Neste novenário celebram-se, no próximo dia 25, os 200 anos da morte de são Frei Galvão.

Santo Antônio de Sant'Anna Galvão nasceu no dia 10 maio de 1739, em Guaratinguetá (SP). Foi frade franciscano e fundou o Recolhimento Nossa Senhora da Luz, em 2 de fevereiro de 1774, em São Paulo. Morreu no dia 23 de dezembro de 1822, em São Paulo. A pedido das religiosas e do povo, foi sepultado na Igreja do Recolhimento da Luz que ele mesmo construíra.

Frei Galvão foi beatificado pelo Papa São João Paulo II no dia 25 de outubro de 1998. E em 11 de maio de 2007 foi canonizou pelo Papa Bento XVI, durante sua visita ao Brasil, tornando-se o primeiro santo nascido em território brasileiro.

O tema do primeiro dia da novena foi “Frei Galvão, arauto da Justiça e da Paz”.

Frei Stapel disse em sua homilia que “o povo brasileiro é pacífico e quer a paz”.

Relembrando santo Antônio de Sant’Anna Galvão, Stapel, franciscano da Ordem dos Frades Menores disse que “Frei Galvão, como filho de São Francisco, ajudou todo o Vale do Paraíba com seu exemplo, com sua incansável caridade”.

“Mesmo com a injustiça dos coronéis, ele foi forte e viveu a caridade. O importante não é ver o outro como inimigo, mas como irmão”, ressaltou o frade.

Segundo frei Stapel, em meio as ofensas é preciso pedir a Jesus “para continuar abraçando a cruz”, pois “na cruz está a solução”.

“Não vamos discutir, a discussão não salva ninguém. Vamos abrir os olhos pela humanidade que está sofrendo. Vamos rezar pela paz e pela justiça no mundo e no Brasil”, reforçou.

E encerou sua homilia dizendo: “Eu queria que Frei Galvão estivesse aqui para falar sobre a paixão que tinha pela paz”.

O lema escolhido para o novenário em honra a são Frei Galvão, foi baseado na “Oração da Paz”, de são Francisco de Assis: “É morrendo que se vive para a vida Eterna”. “Ao celebrar os 200 anos de morte de Frei Galvão, o Santuário tem por objetivo levar os fiéis a reafirmar a sua fé na ressurreição”, relata a assessoria do evento.

No dia 25 de outubro, festa de são Frei Galvão haverá uma Missa Solene às 19h, presidida por dom Orlando Brandes, no Santuário Frei Galvão.

A programação completa da festa pode ser conhecida no site: https://www.santuariofreigalvao.com/noticias/2022/09/festa-de-frei-galvao-2022.html

 

Confira também: