Em 15 de agosto de 1981, na festa da Assunção da Virgem Maria, Madre Angélica fundou o canal católico global EWTN.

Naquela ocasião, tudo o que a Madre Angélica e as religiosas da comunidade das Clarissas Pobres da Adoração Perpétua tinham para o canal de televisão cabia em uma garagem no lugar onde estava sua comunidade em Irondale, Alabama, nos Estados Unidos.

Também foi em 15 de agosto, em 1944, que Rita Rizzo ingressou nas Clarissas Pobres, na cidade de Cleveland, tomando o nome de Irmã Maria Angélica da Anunciação. Naquela época, tinha apenas 21 anos.

AS origens de EWTN remontam às décadas de 1960 e 1970. Madre Angélica se tornou conhecida por ser uma carismática oradora e, em 1969, começou a gravar áudios de conversas espirituais para distribuição em massa.

Seu primeira programa de rádio foi em 1971. Sete anos depois, a religiosa gravou seus primeiros programas de televisão de meia hora, com o nome “Nossa Ermida”.

Entretanto, em um dia de 1978, Madre Angélica escutou que a emissora secular na qual gravava planejava difundir um programa que ela considerou blasfemo.

“Confrontei meu administrador da emissora e protestei”. “Ele ignorou minha reclamação, assim, disse-lhe que iria para outra parte fazer minhas gravações. Disse-me: ‘Se você deixar esta emissora, estará fora da televisão’”. “Construí minha própria (emissora)!”, respondeu Madre Angélica.

Fruto da confiança de Madre Angélica e seu impulso, EWTN agora chega a mais de 260 milhões de lares em mais de 148 países no mundo, com o mesmo espírito que deixou como legado.

EWTN agradece a todos os que fazem parte de “nossa família espiritual, por se unir a nós em oração e missas de ação de graças ao Pai Celeste, por mais um ano de operações, por mais um ano de granças e bênçãos recebidas, por toda a generosidade que Ele mesmo põe nos corações de nossos benfeitores e espectadores e pelo grande carinho e apoio de todos os nossos amigos missionários, levando EWTN a todas as partes”.

Madre Angélica faleceu em 27 de março de 2016, Domingo da Ressurreição, após 15 anos de luta contra as sequelas de um derrame cerebral. Tinha 92 anos.

Todos os anos, os frades da EWTN abençoam as instalações do canal católico com o Santíssimo Sacramento.

Confira também: