A Gruta de Lourdes do parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos (SP) reabre hoje, 11 de fevereiro, com “bate-papo e celebração eucarística”. A reinauguração, marcada para o dia em que é celebrada a festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, marca o retorno das imagens sacras de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernadette Soubirous à gruta, após passarem um processo de restauração.

Com início às 16 horas, o evento será dividido em três etapas. A primeira será o bate-papo na sala de leitura do parque sobre a aparição e a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes e a sua ligação com a Causa do venerável padre Rodolfo Komorek.

Participarão do diálogo o diretor-executivo da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), Aldo Zonzini; o teólogo e pároco da Paróquia Sagrada Família, Padre Maurício Tadeu Miranda (SDB); o secretário da vice-postulação da causa do padre Rodolfo Komorek, Rômulo Paula; a restauradora e artista plástica, Rose Facuri; o arquiteto e urbanista, Felipe Ferri, e Valéria Israel, diretora Cultura da AFAC, que fará a mediação do encontro.

A partir das 18h00, uma Celebração Eucarística campal acontecerá em frente à Capela do Parque, com apresentação e benção das imagens sacras restauradas.

Na sequência, uma procissão luminosa encerrará as atividades a partir das 19h, levando as imagens para dentro da gruta para entronização e benção final.

O evento faz parte da comemoração dos 160 anos do reconhecimento das aparições de Nossa Senhora de Lourdes e da XXX Jornada Mundial dos Enfermos.

Confira também: