O santuário basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), reabrirá amanhã (12) aos fiéis, após 30 dias fechado. O motivo do fechamento foram os atos de vandalismo e congestionamento registrados depois que o santuário foi obrigado pelo poder público a tirar o controle de acesso ao local. Para visitar o templo é preciso fazer agendamento, a fim de manter o controle de acesso.

No começo de junho, o santuário de Caeté registrou atos de vandalismo contra sua infraestrutura, congestionamentos no trânsito local e “manobras radicais” de motociclistas e ciclistas na estrada que leva à igreja. Isso aconteceu depois que o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) notificou o santuário para a retirada de uma portaria na rodovia AMG-1235, que liga a MG-435 ao alto da Serra da Piedade.

Depois disso, a arquidiocese anunciou em 10 de junho que o conjunto arquitetônico da Serra da Piedade seria fechado, como “uma decisão cristã e cidadã, para proteger, sobretudo, as pessoas”. No período em que esteve fechado, o santuário manteve sua programação de celebrações, com transmissão pelos meios de comunicação.

“A reabertura torna-se possível após processo bem sucedido de diálogo da arquidiocese de Belo Horizonte, guardiã do Santuário, com o poder público estadual”, informou a arquidiocese mineira por meio de nota.

Segundo o comunicado, “as instâncias públicas todas reafirmaram os procedimentos adotados pelo Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, reconhecendo-os essenciais para a proteção de peregrinos e visitantes, além da preservação dos bens naturais, com a fauna e flora, histórico-culturais e religiosos”.

Com a reabertura, a partir de hoje (11) o site do santuário disponibilizará o sistema de agendamento das visitas. Segundo a arquidiocese, este agendamento “é de fundamental importância para o adequado acolhimento de todos, considerando que o Santuário da Padroeira de Minas Gerais, nos últimos anos, tem registrado expressivo crescimento da presença de peregrinos e turistas”.

Confira também: