Três padres foram vítimas do presidente Daniel Ortega, que está no poder na Nicarágua há 14 anos.

A diocese de Siuna informou que padre Oscar Benavidez, pároco da paróquia do Espírito Santo na cidade de Mulukukú, foi preso. “Não sabemos as causas ou motivos de sua prisão e esperamos que as autoridades nos mantenham informados", diz um comunicado da diocese.

O texto pede orações pelo padre, cuja “única missão é e tem sido a de anunciar a boa nova de Jesus Cristo, que é a palavra de vida e salvação para todos”.

A ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, entrou em contato com a paróquia do padre Benavidez hoje (15), que disse que a polícia prendeu o padre por volta das 17h50 (horário local).

"Há tropas de choque na cidade", alertaram, e disseram que a paróquia não tem outro padre.

Em outra operação policial, dois padres foram impedidos de ir à catedral de Matagalpa para receber a imagem de Nossa Senhora de Fátima destinada à diocese e que foi entregue em Manágua no sábado.

“Esta manhã, o padre Erick Díaz, pároco de Tuma, foi visitado em sua paróquia pela polícia para notificá-lo de que está proibido de ir hoje para Matagalpa para receber a Virgem peregrina de Fátima”, disse a paróquia de São José Operário, na sua conta do Facebook.

“Patrulhas policiais estão no entroncamento desta cidade, procurando e devolvendo todos aqueles que estavam indo para a festa Mariana na catedral de Matagalpa”, acrescentou.

O padre Fernando Calero, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, disse que no domingo foi "preso pela polícia em El Tuma, nos revistaram e levaram os documentos da caminhonete” e a carteira de motorista.

"Eles não nos deixaram ir à santa eucaristia na catedral", disse.

A casa do bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, está cercada pela polícia desde 4 de agosto.

O bispo está impedido de sair da cúria diocesana junto com cinco padres, dois seminaristas e três leigos.

Confira também: