Diferentes sites chineses foram obrigados pelo Governo desse país a retirar a Carta que o Papa Bento XVI escreveu para os católicos na China, conforme informa a agência UCA News.

Às 6:00 p.m. (Hora de Pequim) do passado sábado, dia 30 de junho, vários sites foram obrigados a retirar a Carta completa e a substituí-la por uma versão simplificada. Um sacerdote consultado pela mencionada agência indicou sentir pena já que considera que "os sites da China deveriam publicar a carta do Papa".

O sacerdote, que solicitou não ser identificado por razões de segurança, assinalou que autoridades chinesas chegaram até seu escritório no dia 29 de junho e perguntaram pela Carta do Papa mas não disseram nada mais a respeito. Na noite seguinte, o presbítero colocou o texto em seu site, mas na manhã do domingo, 1º de julho, disse que não estava autorizado a fazê-lo.

Além disso, outros sites da China foram advertidos para que não publicassem ou para que retirassem a missiva do Santo Padre. Alguns destes informaram a seus leitores que estivessem atentos à publicação do documento, mas desde então só colocam notícias relacionadas e mas não o esperado texto já que o Governo está impedindo sua divulgação.

Hoje, apenas poucos sites mantêm a totalidade do texto publicada, mas estes pertencem em sua maioria à Igreja clandestina, fiel ao Santo Padre.

Para ler a carta completa em espanhol, acesse: http://www.aciprensa.com/Docum/benedictoxvi/documento.php?id=108