O Diretor Interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, explicou que o encontro sobre "a proteção dos menores na Igreja", a ser realizado de 21 a 24 de fevereiro, no Vaticano, tem como objetivo "que todos os bispos tenham absolutamente claro o que é preciso ser feito para prevenir e combater o drama mundial dos abusos".

Gisotti também enfatizou, no dia 16 de janeiro, que o Papa Francisco quer que esta iniciativa, para a qual convocou todos os presidentes das conferências episcopais do mundo, seja "uma reunião de pastores e não uma convenção de estudo. Um encontro de oração e discernimento, catequético e operativo".

O Santo Padre "sabe que um problema global pode ser enfrentado apenas com uma resposta global" e, para o Papa, é essencial que, quando os bispos voltarem para seus países e dioceses, "estejam conscientes das regras que devem aplicar e quais passos devem dar para prevenir os abusos e proteger as vítimas, a fim de que nenhum caso seja escondido ou encoberto".

Comentando sobre "as grandes expectativas que foram criadas em torno do encontro”, o Diretor interino destacou que “é importante enfatizar que a Igreja não está no ponto de partida na luta contra os abusos", acrescentando que esta "é uma etapa deste caminho doloroso, mas sem pausa, que a Igreja está percorrendo com decisão há mais de 15 anos".

O Papa Francisco nomeou Pe. Federico Lombardi como moderador desta reunião, que será realizada na Sala Nova do Sínodo. Ele já foi diretor da Sala de Imprensa e da Rádio Vaticano.

Em 10 de janeiro, o Papa Francisco recebeu em audiência os membros da Comissão que apresentaram os preparativos para o encontro que terá sessões plenárias, grupos de trabalho, momentos comuns de oração com a escuta de testemunhos, uma liturgia penitencial e uma celebração eucarística final.

A Comissão Organizadora do encontro é formada por Cardeal Blase J. Cupich, Arcebispo de Chicago (Estados Unidos); Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim e Presidente da Conferência Episcopal da Índia; Dom Charles Scicluna, Arcebispo de Malta e Subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé; e Pe. Hans Zollner, Presidente do Centro para a Proteção dos Menores da Pontifícia Universidade Gregoriana e membro da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores.

Nessa reunião que contará com a presença do Papa, também participarão os chefes das Igrejas Orientais Católicas, os superiores da Secretaria de Estado, os prefeitos da Congregação para a Doutrina da Fé, da Congregação para as Igrejas Orientais, da Congregação para os Bispos, da Congregação para a Evangelização dos Povos, da Congregação para o Clero, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Participarão também os presidentes das conferências episcopais e os representantes da União dos Superiores Gerais e da União Internacional dos Superiores Gerais.

No trabalho preparatório do encontro participarão, entre outros, Gabriella Gambino, Subsecretária para a Seção de Vida; e Linda Ghisoni, subsecretária da Seção Fiel Leigos, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

A Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores também trabalha na preparação, junto com algumas vítimas de abuso por membros do clero.

Confira também: