Diante da crescente onda de protestos contra a morte de George Floyd e a injustiça racial, a Arquidiocese de Los Angeles (Estados Unidos) propôs uma oração para superar o racismo e prometeu promover o diálogo pacífico para alcançar a justiça social.

Em seu site, a Arquidiocese lembrou a mensagem de 2 de maio do Arcebispo de Los Angeles e Presidente dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom José Gomez, que assinalou que o racismo é “uma blasfêmia contra Deus, que cria todos os homens e mulheres com igual dignidade”.

"Não tem lugar em uma sociedade civilizada e não tem lugar em um coração cristão", acrescentou o Prelado.

A Arquidiocese assinalou que não se deve fazer diferenças por raça, idioma ou país de origem, já que todos os humanos são filhos de Deus e merecem ser tratados com “dignidade, compaixão, amor e respeito”.

"Devemos seguir o mandamento de Deus de amar-nos uns aos outros como ele nos ama", acrescentou.

Além disso, a Arquidiocese comprometeu-se a trabalhar na luta contra a injustiça racial e a promover o "diálogo pacífico, o discurso e a compreensão sobre a raça e a justiça social".

“Continuemos oferecendo nossas orações pela alma de George Floyd e por sua família. E rezemos por todos aqueles que estão trabalhando para acabar com a injustiça racial em nossa sociedade ", concluiu.

Oração para superar o racismo

Maria, amiga e mãe de todos, através de teu Filho, Deus encontrou um caminho para se unir a todos os seres humanos, chamados a ser um só povo, irmãs e irmãos entre si.

Pedimos tua ajuda ao recorrer ao Teu Filho, buscando o perdão pelas vezes nas quais falhamos em nos amar e nos respeitar.

Pedimos a tua ajuda para obter de teu Filho a graça que precisamos para vencer o mal do racismo e construir uma sociedade justa.

Pedimos a tua ajuda para seguir o teu Filho, para que o preconceito e a animosidade não infectem mais a nossa mente ou coração, mas sejam substituídos pelo amor que respeita a dignidade de cada pessoa.

Mãe da Igreja, o espírito de teu Filho Jesus encoraja nossos corações: rogai por nós.

Amém

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: