Uma parceria entre a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) e o Instituto Parresia, da Comunidade Católica Shalom, está oferecendo bolsas para a Escola On-line de Doutrina Social da Igreja. São 600 vagas para pessoas que vivem nas dioceses do Norte e do Nordeste do Brasil.

A escola faz parte do Instituto Parresia, plataforma da Comunidade Shalom voltada para a formação católica, através do ensino, pesquisa e produção de conteúdo. No ano passado, o curso desenvolveu um conteúdo introdutório sobre a Doutrina Social da Igreja, com o tema da civilização do amor. Neste ano, segundo a coordenadora da escola, Regma Janebro, será trabalhado “um conteúdo de aprofundamento”, com o tema da comunidade política.

Janebro contou que a parceria e a ideia das bolsas surgiram “de uma constatação da Ajuda à Igreja que Sofre de que havia a necessidade de formação dos fiéis leigos em vista da Doutrina Social da Igreja neste ano, para este tempo, para este momento, em vista do conteúdo que vamos desenvolver”.

Neste ano, o Brasil terá eleições para os cargos de presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Durante o curso, segundo a coordenadora, serão abordados temas como “a autoridade política, o sistema da democracia, as virtudes social e política, os fundamentos bíblicos e antropológicos da comunidade política, o Estado e as comunidades religiosas, entre outros”.

O curso funciona com base em um tripé, que consiste em aulas on-line ao vivo de dois em dois meses, conteúdos semanais em vídeo e material de apoio escrito e grupos de estudo uma vez por mês. “Esses grupos de estudos são como uma ação pastoral de aproximação com o aluno, não apenas para fortalecimento e assimilação do conteúdo, mas também para ajudá-lo no discernimento da vontade de Deus em sua vida missionária”, disse Regma Janebro.

A coordenadora contou que a escola busca oferecer aos alunos “um percurso para que possam interpretar a realidade e agir de acordo com a interpretação verdadeiramente cristã da realidade política em que estamos inseridos”. A partir daí, disse, “além da pessoa compreender sobre uma visão do evangelho, cristã, com base nos documentos da Igreja, nós a ajudamos a agir em sua realidade social e política”.

Janebro ressaltou que a escola tem um método que “busca apresentar a Doutrina Social da Igreja a partir dos ensinamentos dos papas”, com aprofundamento nas “encíclicas, exortações apostólicas e demais documentos dos pontífices”.

O curso é voltado para todos os católicos interessados em conhecer a Doutrina Social da Igreja, particularmente para leigos que exercem papel de liderança em alguma atividade social ou pastoral.

As inscrições para as bolsas seguem até meados de abril e devem ser feitas a partir da indicação de uma das dioceses, arquidioceses ou prelazias do Norte ou Nordeste do Brasil. O interessado deve entrar em contato com a secretaria da Igreja local e passar informações como nome, e-mail e telefone. As dioceses farão o envio da lista com os nomes dos interessados ao Instituto Parresia. Também é possível deixar os dados em um formulário disponibilizado pelo Instituto Parresia, que encaminhará para a diocese, pedindo que inclua na lista.

Confira também: