As freiras da Congregação das Servas da Divina Providência, “que desejam a santidade e buscam servir a Jesus naquelas pessoas que sofrem”, especialmente as pessoas com deficiência, celebram cem anos de fundação no ano que vem.

A “comunidade de mulheres consagradas a Deus com os votos de pobreza, castidade e obediência” cujo carisma e missão é o serviço aos pequenos, como são os doentes e idosos, especialmente as pessoas com deficiência foi fundada em 10 de agosto de 1922 pelo servo de Deus padre Pascual Uva.

À ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, as freiras contaram que, no inverno de 1906, o padre italiano Pascual Uva foi "surpreendido por uma chuva torrencial" e se refugiou em um sebo. Lá, Uva comprou dois livros sobre a vida e obra de são José Benedito Cottolengo, fundador do centro de acolhimento para pessoas com deficiência mental e/ou física “A Pequena Casa da Divina Providência”.

“Foi uma leitura inesquecível! -contou o padre Uva-. Abriu a minha mente e o meu coração para novos horizontes, enquadrando o meu ministério sacerdotal na assistência aos mais necessitados”, afirmaram.

Deus “despertou na alma” do padre “um amor de predileção por aqueles a quem o Senhor chama no seu Evangelho 'os menores dos meus irmãos'”, e “iluminado por esta leitura e cheio da graça de Deus e daquele impulso que o Espírito sabe dar”, iniciou a sua obra.

Assim, em 1921, o padre Uva abençoou “a pedra angular da Casa da Divina Providência, que seria destinada a atender as pessoas com deficiência”.

Pouco depois, um dia quando “rezava em frente ao sacrário, o Coração de Jesus pediu-lhe uma prova de amor: a fundação de uma congregação religiosa, na qual almas santas e corações amorosos cantem ininterruptamente a sua Glória, ajudando-o em seus representantes mais pobres e sofredores”, acrescentaram.

Em 10 de agosto de 1922, oito mulheres se reuniram "para iniciar a Congregação Servas da Divina Providência", nome que convida as religiosas a "buscarem com determinação a glória de Deus e se abandonarem completamente à Divina Providência, vivendo sob o olhar amoroso do Pai”, disseram.

As religiosas contaram à ACI Prensa que “como toda obra da Providência, nossa congregação cresceu rapidamente. Espalhou-se pelo sul da Itália: Bisceglie, Foggia e Potenza, e chegou ao solo latino-americano, segundo o desejo e sonho do padre Pascual”.

Hoje a congregação está presente nas províncias de Entre Ríos, Buenos Aires e Misiones, Argentina; na cidade de Huacho, localizada no norte do Peru; e em Assunção, capital do Paraguai.

Por ocasião do centenário em 2022, a congregação iniciou o ano jubilar em 10 de agosto. As religiosas afirmaram que esta festa é uma "grande alegria" para a qual se preparam "com a oração cotidiana e o serviço contínuo e fiel".

Anunciaram que celebrarão o seu centenário com “a eucaristia que é ação de graças” e “junto com as pessoas” que servem nas diversas comunidades, bem como com todos aqueles que “trabalham conosco e nos ajudam com seus bens e suas orações”.

Em sua experiência de quase cem anos de serviço, as religiosas afirmaram que a missão da “vida consagrada consiste em ter Jesus diante de nossos olhos e nas mãos”, como disse o papa Francisco durante sua homilia por ocasião da Festa da Apresentação do Senhor e do XXIII Dia Mundial da Vida Consagrada.

A visão de Simeão “é a visão da vida consagrada, uma visão simples e, na sua simplicidade, profética, onde se tem o Senhor diante dos olhos e Se estreita nas mãos e não precisa de mais nada. A vida é Ele, a esperança é Ele, o futuro é Ele.”, disse o papa Francisco em 2 de fevereiro de 2019.

Neste sentido, as religiosas agradeceram “primeiro a Deus, por nos ter chamado a abraçar a vida consagrada nesta família religiosa, dando-nos a graça de reconhecê-lo e servi-lo nos 'pequeninos', compartilhando assim o carisma e a missão do nosso fundador ".

Além disso, expressaram a sua gratidão a todas as “dioceses que nos abriram as portas e nos permitiram semear a caridade, nas obras missionárias e nas nossas próprias obras”, entre as quais se encontram “lares, centros de dia, residências, escolas para pessoas com deficiência”.

Finalmente, chamaram as mulheres jovens que sentem “em seus corações o desejo de consagrar a sua vida ao Senhor”, para que “não hesitem em começar um acompanhamento com um padre ou religiosa, que poderão acompanha-la na livre decisão de fazer a vontade de Deus”.

Da mesma forma, foram convidadas a participar nos encontros vocacionais periódicos que realizam nas diferentes comunidades onde estão presentes; e ofereceram seu "acompanhamento, online ou presencial, às jovens que estão fazendo este discernimento ou querem perguntar a Jesus o que ele espera delas".

“Como dizia o padre Pascual Uva, ‘Semper Deo gratias!’ Sempre demos graças a Deus”, concluíram.

Os interessados ​​em conhecer mais sobre as obras e atividades da congregação podem acompanhar ou entrar em contato com as religiosas por meio de suas contas no Facebook e Instagram.

Mais em

Confira também: