O Arcebispo de Piura, no norte do Peru, Dom José Antonio Eguren, afirmou que um mosteiro refresca a Igreja com o ar puro do amor e da graça de Deus, ao presidir a Missa na qual ergueu definitivamente o mosteiro “Santa Teresinha do Menino Jesus” das Carmelitas Descalças.

Dom Eguren na Missa com as Carmelitas Descalças. Fotos: Arquidiocese de Piura

Em sua homilia, diante das religiosas presentes, o Prelado disse que “são como um para-raios que com sua oração e seus sacrifícios atraem muitas graças divinas sobre nós”.

“Um mosteiro é um pulmão que refresca a Igreja, trazendo o ar puro do amor e da graça de Deus, a fragrância da santidade que vai se espalhando por toda parte, graças a esta vida oculta e simples com o amado Jesus”, destacou.

Dom Eguren também disse que “a fundação de cada mosteiro tem uma história, a história da sua santidade, das suas vocações, de tantas coisas boas que Deus realiza nos corações destas irmãs e através delas em nossas vidas”.

“Como disse São João Paulo II, a vitalidade, a maturidade e a fecundidade de uma Igreja particular depende em grande parte da sua vida contemplativa, pois uma Igreja particular que não cresce nisso, não poderá ser totalmente perfeita, não terá raízes profundas, nem poderá desejar um crescimento na santidade ou no apostolado”.

O Arcebispo de Piura também ressaltou que “a intimidade com Deus, a vida de oração e o encontro com o Senhor, apaixonar-se permanentemente por Jesus, é a coluna vertebral da vida de uma Carmelita”.

“Queridas filhas, vocês vieram ao Carmelo para rezar e sacrificar-se. Seu amor por Jesus deve ser um amor ao Cristo Crucificado, como Santa Teresa dizia: ‘Com Cristo na cruz, uma carmelita e imola pela salvação das almas, pela santidade dos sacerdotes’”.

Além disso, continuou o Arcebispo, “Nossa Senhora do Carmo é a grande padroeira de vocês. Ter a Mãe de Deus como a Rainha da sua Ordem e da sua vida religiosa é algo maravilhoso, porque Maria é o melhor modelo de uma vida de imolação total e de uma profunda intimidade com Deus”.

No final da Eucaristia, Dom Eguren participou junto com as religiosas deste Carmelo da eleição da Priora do Mosteiro “Santa Teresinha do Menino Jesus”. Foi escolhida Priora a Madre Maria Guadalupe do Menino Jesus.

Confira também: