Estreia no dia 31 de janeiro o filme “Um santo entre nós”, sobre a visita de são Josemaria Escrivá ao Brasil, em 1974. O lançamento será feito pela plataforma de streaming Lumine e, segundo o fundador da empresa, Matheus Bazzo, trará cenas e depoimentos inéditos. “Nosso intuito é mostrar a passagem pelo Brasil de um santo de muita devoção hoje em dia, como ele dialogou como nosso povo, com nossa cultura, com nossa história”, disse Bazzo.

A Lumine é uma plataforma de filmes e séries criada em 2019, “voltada para o público católico, mas também para todos os interessados em belas histórias”, diz Bazzo. Em seu catálogo, conta com produções originais e uma dessas é o filme “Um santo entre nós”.

Segundo Bazzo, este é o primeiro filme de Lumine “em coprodução internacional”. “Recebemos um contato de uma produtora na Espanha. Eles detinham as imagens da viagem que são Josemaria Escrivá fez ao Brasil. Eram imagens que estavam com a qualidade ruim e foram remasterizadas e melhoradas. Eles tinham esse material na bagagem e entraram em contato conosco para fazermos uma produção original”, contou.

Lumine coletou este material e também fez o registro de entrevista com pessoas que estiveram no Brasi com o fundador do Opus Dei. “Tivemos uma entrevista exclusiva com padre Francisco Faus”. Padre Fraus é espanhol, integrante do Opus Dei e conviveu com são Josemaria Escrivá. Desde 1961, vive em São Paulo (SP).

Outra entrevista que está no filme é com o piloto do helicóptero que transportou são Josemaria Escirvá pelo Brasil. “Ele conta como teve sua vida transformada pelo contato com são Josemaria Escrivá, era uma pessoa e depois dessas viagens se tornou outra”, afirmou Bazzo.

Para o fundador de Lumine, “são Josemaria tem uma característica muito marcante que é sua alma universal, sua capacidade de falar com as pessoas de todos os tempos, de todas as épocas e lugares”. “A presença dele no Brasil segue nessa mesma linha. Ao mesmo tempo em que responde para uma mãe brasileira da década de 1970, para um advogado brasileiro da década de 1970, para um estudante brasileiro da década de 1970, ele fala para uma mãe de hoje, um advogado de hoje, um estudante de hoje, porque a mensagem que ele traz é universal”, disse.

Bazzo contou que o filme é aberto “com uma mensagem de são Josemaria Escrivá para o Brasil, em que ele fala do país”. Para o fundador da plataforma de streaming, “é emocionante como são Josemaria Escrivá via e amava o Brasil” e “deixa uma mensagem” para o país.

Segundo Bazzo, o filme deixa uma “mensagem de que nós não estamos à parte dos planos de Deus, nós não somos um país que está de alguma forma secularizado. Deus tem um plano para a vida de cada um dos brasileiros e esse plano se concretiza na vida cotidiana, nos seus afazeres diários”.

“Um santo entre nós” estará disponível na plataforma Lumine e, para assistir, é necessário fazer assinatura.

Confira também: