Em uma data bastante significativa, 13 de maio – dia de Nossa Senhora de Fátima –, será apresentado no Festival Internacional de Cannes, na França, o filme ‘Fátima’, logo após uma Missa celebrada na Igreja de Notre Dame de Bon Voyage, na cidade francesa.

De acordo com a agência Ecclesia, do episcopado português, o filme é um remake do longa ‘The Miracle of Our Lady of Fatima’, de 1952, e será centrado no episódio conhecido como “O Milagre do Sol”, ocorrido em 13 de outubro de 1917, na Cova da Iria.

O Milagre do Sol aconteceu no campo da Cova da Iria e foi testemunhado por mais de 70 mil pessoas que se reuniram no lugar após os três pastorinhos relatarem que Nossa Senhora tinha prometido um milagre para o meio-dia de 13 de outubro, para que todos acreditassem.

Naquela ocasião, todos viram, depois de uma chuva, o sol aparecer como um disco opaco, girando no céu. Muitos disseram ter visto vultos em traços humanos dentro do sol e as três crianças – Francisco, Jacinta e Lúcia – tiveram a visão da Virgem Maria e de São José com o Menino Jesus abençoando as pessoas dentro ou junto do sol.

O fato de o filme ser apresentado após a celebração Eucarística em uma Igreja próxima ao Festival de Cannes foi valorizado pela produtora Natasha Howes, pois “todas as pessoas envolvidas” vão ser “confiadas a Deus”.

Para o vice-reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, Padre Vitor Coutinho, este filme será uma “boa iniciativa”, pois “poderá vir a ser um bom instrumento para a difusão da mensagem de Fátima”.

A obra – assinala a agência Ecclesia – começará a ser produzida a partir de agosto, majoritariamente em Roma, com um orçamento de 12 milhões de dólares. Será uma coprodução internacional que junta as produtoras norte-americanas Origin Entertainment, Rose Pictures e Braven Films e a produtora italiana Cinecittà Studios.

Segundo a produtora Natasha Howes, foram pensados diversos diretores para o trabalho, até que a equipe escolheu o italiano Marco Pontecorvo “pelo seu desenvolvido estilo visual”, visível em ‘The Game of Thrones’ (‘A Guerra dos Tronos’).

Uma das crianças videntes, a personagem Lúcia será interpretada pela jovem atriz inglesa Allegra Allen, de 10 anos, que atuou ao lado de Antonio Banderas no filme ‘Altamira’, de 2016.

O filme ‘Fátima’ tem um site oficial (em inglês): www.fatimathemovie.com.

Confira também: