Fiéis da diocese de Matagalpa, Nicarágua, se reuniram no domingo (27) para celebrar a missa e ação de graças pelo aniversário do bispo, dom Rolando Álvarez Lagos, preso há mais de três meses pelo governo de Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que soma 29 anos no poder.

A celebração foi na catedral e São Pedro, Matagalpa, e na sede episcopal onde foi colocada uma fotografia do bispo junto a um arranjo de flores.

A missa coincidiu com a celebração do primeiro domingo do Advento e foi celebrada pelo padre Jader Danilo Guido Acosta.

Durante o ato litúrgico, o padre Jader incentivou os paroquianos a rezar “pelo nosso bispo, pelos padres presos e por todo o povo fiel de Deus, para que neste tempo do Advento encontremos uma viva esperança no Senhor”.

“Os ramos que vocês veem foram em homenagem ao nosso bispo pelo seu aniversário”, disse o padre.

Situação de dom Rolando Álvarez

Na madrugada de 19 de agosto, a polícia nicaraguense entrou à força na casa episcopal da diocese de Matagalpa e levou dom Álvarez para Manágua, onde está em prisão domiciliar na casa de familiares.

O Parlamento Europeu aprovou uma resolução em 15 de setembro exigindo a libertação imediata do bispo nicaraguense.

Segundo a mídia local, o estado de saúde do bispo de Matagalpa teria piorado durante seu confinamento porque, antes de ser preso, dom Rolando costumava ir ao médico por causa de algumas condições cardiológicas.

Confira também: