A Festa da Penha, em Vila Velha (ES), agora é patrimônio cultural do Espírito Santo. Trata-se, segundo o Convento da Penha, de uma das maiores e mais antigas festas marianas do Brasil. Começa no domingo de Páscoa e culmina com a celebração de Nossa Senhora da Penha na segunda-feira após a oitava de Páscoa.

Neste ano, segundo o Convento da Penha, mais de um milhão de pessoas participaram dos nove dias da festa da Penha.

A lei, de autoria do deputado estadual Emilio Mameri (PSDB- ES), foi aprovada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo no dia 6 de dezembro, sancionada pelo governador Renato Casagrande (PSB) e publicada no Diário Oficial hoje (22).

O objetivo é valorizar a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espirito Santo, e auxiliar no crescimento do turismo religioso do Estado.

Segundo o deputado Mameri, há registros históricos dando conta de que a data da padroeira do Espírito Santo vem sendo celebrada desde 1571. Ele estranhou que “a Festa da Penha ainda não havia sido declarada patrimônio” do Estado.

“Fiéis de todo o Espírito Santo e de fora participam das festividades, buscando no evento a renovação da fé. É a terceira maior festa mariana do Brasil. Homenagem mais do que merecida”, declarou Emilio Mameri.

Em 2023, a Festa da Penha completa 453 anos.  Acontecerá entre os dias 9 e 17 de abril, com o tema “Com Maria, Chamados a Servir”.

 

Confira também: