O visitador apostólico enviado pelo Vaticano para investigar o escândalo sexual que veio à tona no seminário da cidade austríaca do St. Poelten- a 80 quilômetros a oeste de Viena-, anunciou à imprensa o fechamento imediato deste centro de formação.

"Declara-se fechado o Seminário do St. Poelten, com efeito imediato", declarou Dom. Klaus Kueng, que também é Bispo do Feldkirch (Áustria).

Há algumas semanas, foram descobertas milhares de fotografias e vídeos pornográficos em computadores do seminário. O Prelado recebeu o encargo de investigar as denúncias desde em 20 de julho passado.

Dom. Kueng reprovou a direção do seminário de ter "prestado pouca atenção aos critérios de recrutamento exigidos" para os futuros sacerdotes e constatou "erros de orientação graves".

O Bispo acrescentou que a investigação continuará em curso para detectar a todos os responsáveis.

Do mesmo modo, assinalou que o seminário de 200 anos de antigüidade poderia ser reaberto no futuro, mas por agora, os estudantes serão examinados de novo e só os que demonstrarem estar qualificados provavelmente serão enviados a outros seminários austríacos.