“As famílias não podem ser vistas como um terreno a ser irrigado que recebem passivamente discursos, ensinamentos e iniciativas pastorais do ‘alto’, mas são sementes que podem fecundar o mundo, são eles os evangelizadores, mais do que discursos abstratos, eles testemunham ao mundo a beleza do mundo familiar”, disse o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida na apresentação do X Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá de 22 a 26 de junho de 2022, com o tema: “Amor familiar: vocação e caminho de santidade”.

A apresentação foi na Sala de Imprensa da Santa Sé com a participação de representantes do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e da diocese de Roma.

O cardeal Kevin Farrell disse que não haverá um encontro único em Roma, como foi no passado, mas será um evento nas dioceses de todo o mundo, paralelamente ao evento que acontecerá em Roma com os delegados das conferências episcopais, associações familiares e movimentos eclesiais.

“Não devemos ver essa modalidade como um limite”, disse o cardeal Farrell. “Pelo contrário, é uma bela oportunidade, para fazer que as famílias de cada diocese se encontrem e assim possam participar em cada evento”.

O X Encontro Mundial das Famílias marca o encerramento do Ano da Família Amoris Laetitia. Farrell disse que as famílias do mundo "querem ser acompanhadas" e destacou a generosidade das famílias que "se colocam a serviço de ajudar outras famílias e a Igreja”, por isso exortou “a não perder esta oportunidade para continuar com entusiasmo neste tempo decisivo para consolidar iniciativas e lançar novas junto às famílias que nos foram confiadas”.

A subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino, disse que o congresso pastoral em Roma contará com a presença de cerca de 2 mil delegados  que se reunirão na Aula Paulo VI. Esses delegados “serão convidados diretamente pelas conferências episcopais e pelos responsáveis ​​das associações familiares e dos movimentos eclesiais internacionais”, disse Gambino. O número de delegados de cada conferência episcopal será proporcional à dimensão da própria conferência episcopal.

“Enviaremos diretamente aos bispos, nas dioceses de todo o mundo, sugestões para organizar o evento, pela primeira vez, a nível local”, disse Gambino.

O congresso pastoral ocorrerá nas manhãs da quinta-feira, 23, sexta-feira, 24 e sábado, 25. Na tarde da quarta-feira, 22 de junho, haverá o festival com os testemunhos das famílias que contará com a presença do papa Francisco. O papa também presidirá uma missa na praça de São Pedro na tarde do sábado, 25 de junho.

O Encontro Mundial das Famílias terminará com a oração do Ângelus com o papa Francisco na praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 26 de junho.

Gabriella Gambino descreveu -em uma pergunta feita pelo grupo ACI- a importância de que o papa convide a Igreja a fazer com que as famílias sejam protagonistas, por isso é necessário “acolher e dar a possibilidade de colaborar com os pastores para levar adiante a pastoral, já que a família é um sujeito pastoral”.

“É importante que as famílias possam ser testemunhas da vida concreta e, como disse o cardeal Farrell, as famílias desejam ser parte da Igreja, muitas famílias têm esse desejo de se doar, de se dar, de se sentir Igreja, é importante que possam propor e possam ser escutadas, por isso este é o primeiro passo a ser dado e é o que queremos promover neste Ano da Família Amoris Laetitia”.

Para mais informações, os organizadores prepararam este site, no qual serão colocadas sete catequeses para que as famílias de todo o mundo possam se preparar para o evento.

Confira também: