Na tarde de terça-feira, faleceu o Cardeal José de Jesús Pimiento Rodríguez, Arcebispo Emérito de Manizales (Colômbia), o qual, com 100 anos de idade, era o cardeal mais idoso da Igreja Católica.

Segundo informou a Conferência Episcopal da Colômbia, sua morte "aconteceu na terça-feira, 3 de setembro, à tarde".

“Em seu devido momento, serão divulgados os detalhes relacionados com seu funeral. Rezemos por ele e demos graças a Deus por seu testemunho vocacional e vida longa. Saudações fraternas de condolências à família do senhor Cardeal e ao clero da Arquidiocese de Manizales”, publicaram os bispos na página oficial do Episcopado no Facebook.

José de Jesús Pimiento Rodríguez nasceu em Zapatoca (Santander), em 18 de fevereiro de 1919. Aos 17 anos, ingressou no seminário de São Gil e depois foi para o Seminário Maior de Bogotá, onde terminou seus estudos.

Foi ordenado sacerdote aos 22 anos, em 14 de dezembro de 1941.

Aos 36 anos, foi nomeado Bispo Auxiliar de Pasto pelo papa Pio XII. Em 1964, São Paulo VI o nomeou Bispo de Garzón.

O então Bispo Pimiento participou das quatro sessões do Concílio Vaticano II como padre conciliar e, posteriormente, participou das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano de Medellín (Colômbia, 1968), Puebla (México, 1979) e Santo Domingo (República Dominicana, 1992).

Em julho de 1972, foi eleito presidente da Conferência Episcopal da Colômbia.

Em 1975, São Paulo VI o nomeou Arcebispo de Manizales, onde exerceu seu ministério pastoral por 21 anos.

Em 1996, São João Paulo II aceitou sua renúncia e mudou-se para Urabá antioqueño para exercer seu serviço pastoral como missionário na Diocese de Apartadó.

Foi criado Cardeal pelo Papa Francisco em 2015, aos 95 anos de idade. Por motivos de saúde, não pôde viajar ao Vaticano para assistir ao consistório e, portanto, o Cardeal Rubén Salazar, Arcebispo de Bogotá, entregou-lhe o barrete, o anel cardinalício e o pergaminho com o título concedido pelo Papa, em uma cerimônia especial.

Em entrevista ao jornal colombiano ‘El Tiempo’, o Cardeal Pimiento informou que sua decisão de ingressar no sacerdócio "não foi improvisada". “Minha mãe me levava todos os dias à Missa às 5 horas e eu ficava lá dormindo. Mas isso me aproximou da Eucaristia, sem saber. Aos 8 anos, talvez, eu já era acólito e isso me aproximou mais do Santíssimo”, afirmou.

“E assim a vocação foi crescendo. Essa é uma prova de que Deus vai nos levando, sem que percebamos, a compreender que Ele está ai”, assegurou o Cardeal.

Confira também: