A Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) comunicou que seu Arcebispo Emérito, Cardeal Serafim Fernandes de Araújo, faleceu nesta terça-feira, 8 de outubro, aos 95 anos.

“Com profundo pesar, o Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte se despede do cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo”, afirmou, ressaltando que “ainda estão sendo definidos detalhes e o horário dos funerais do Arcebispo Emérito”.

Segundo nota da Arquidiocese mineira, o Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares estão unidos em oração aos familiares, amigos e fiéis, para se despedir de Dom Serafim.

“O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo é presença admirável no coração do amado povo de Deus. Ao longo de mais de cinquenta anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte, o cardeal deixa um legado de especiais feitos. Sua caminhada missionária fez crescer no coração de cada pessoa, principalmente cristãos católicos de nossa amada Arquidiocese, o amor a Jesus Cristo e à Igreja. Por isso também, no coração de todos estará sempre a gratidão, a admiração e o respeito por dom Serafim”, foram as palavras de Dom Walmor.

Breve biografia

O Cardeal Serafim Fernandes de Araújo nasceu em 13 de agosto de 1924, em Minas Novas (MG). Conforme recorda a biografia do Purpurado publicada pelo site da Arquidiocese de Belo Horizonte, durante sua infância, ele viveu em Itamarandiba e, aos 12 anos, foi estudar no Seminário de Diamantina, onde se formou em Humanidades em 1942 e em Filosofia em 1944. Depois, foi estudar em Roma, onde fez mestrado em Teologia e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoniana.

Foi ordenado sacerdote em 12 de março de 1949, na Basílica de São João Latrão, em Roma. Em seguida, retornou ao Brasil em 1951. Foi pároco em Gouveia (MG), onde ficou de 1951 a 1957. Nesse mesmo período, exerceu ministério de capelão da Companhia Industrial de São Roberto.

De 1956 a 1957, assumiu o posto de capelão militar do 3º Batalhão Militar da Polícia Militar de Minas Gerais. Também foi diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese de Diamantina e professor de Direito Canônico no Seminário Provincial. Em Curvelo, onde foi pároco em 1957 e cônego de 1958 a 1959, também atuou como professor em várias escolas.

Recebeu a ordenação episcopal em 7 de maio de 1959, com apenas 34 anos, sendo o mais novo bispo do Brasil. Logo após, transferiu-se para Belo Horizonte para ser auxiliar de Dom João Resende Costa.

Na capital mineira, assumiu também os cargos de vigário geral, administrador e diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese, além de tornar-se professor de Cultura Religiosa da PUC Minas. A partir de 1960, Dom Serafim tomou posse como reitor da mesma universidade.

Dom Serafim participou do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965. O Cardeal também viajou para vários países, em visita a universidades, para participar de seminários e congressos sobre educação. Entre 1978 e 1981, foi membro do Conselho Federal de Educação.

Em 31 de março de 1983, tomou posse como Arcebispo Coadjutor de Belo Horizonte e, em 1986, foi empossado como o terceiro Arcebispo metropolitano de BH, sucedendo Dom João Resende Costa.

Foi criado Cardeal em 21 de fevereiro de 1998, pelo Papa João Paulo II.

Tornou-se Arcebispo emérito de Belo Horizonte em 2004, quando Dom Walmor Oliveira de Azevedo assumiu o governo da Arquidiocese.

Confira também: