Dom Chacko Thottumarickal, Bispo de Indore em Madhya Pradesh (centro da Índia) denunciou a ameaça de morte por parte extremistas hindus ao Pe. Anand Muttungal, sacerdote da Diocese de Bhopal e porta voz da Igreja no estado de Madhya Pradesh.

Em entrevista à agência vaticana Fides, o Prelado expressou seu repúdio ante as ligações anônimas que o Pe. Anand recebeu por parte de extremistas hindus pedindo-lhe o afastamento de suas atividades sociais. Diante da enésima chamada, o presbítero, comprometido no diálogo ecumênico e inter-religioso, denunciou o fato à polícia de Bhopal, "que assegurou o seu amparo".

"No centro da Índia –indicou o Prelado–, em estados como Orissa, Madhya Pradesh, Chhattisgarh, as minorias cristãs sofrem pelas ações de grupos extremistas hindus, em parte porque em nível político, contam com a cobertura dos nacionalistas de Bharatiya Janata Party que freqüentemente os protege e garante a impunidade".

Diante deste fato, Dom Chacko assinalou que os cristãos têm "confiança em Deus e em sua misericórdia" e procuram "fomentar boas relações com os líderes religiosos hindus".

"Além disso temos boas relações com os meios de comunicação, para fazer que a verdade venha à luz. Promovemos a sensibilização das consciências sobre o tema dos direitos. Finalmente gozamos de uma boa relação com as autoridades civis e políticas", acrescenta.
Embora "alguns políticos têm uma ‘cara dupla’ e, ao mesmo tempo que dão a mão aos líderes cristãos, protegem os fundamentalistas hindus, isto não nos impressiona. Nós queremos que saibam que nós não os consideramos inimigos. Queremos pôr em prática o mandamento do Evangelho de amar os inimigos e viver a não-violência".

Finalmente, o Prelado recordou que em Madhya Pradesh "está em vigor desde 1967 uma lei anti-conversão chamada ‘Freedom of Relgion Bill’, que proíbe as conversões realizadas através do engano, fraude ou por dinheiro", norma que é usada "para restringir a liberdade de religião e a mudança de religião".