O Conselho de Cardeais que colabora com o Papa Francisco para a reforma da Cúria Romana refletiu em sua 28ª sessão "sobre a demissão do estado clerical imposta pela Congregação para a Doutrina da Fé ao Arcebispo emérito de Washington, Theodore McCarrick".

Esta reunião do Conselho foi realizada de 18 a 20 de fevereiro e o Papa Francisco participou em todas as sessões exceto na desta quarta-feira, porque presidiu a audiência geral na Sala Paulo VI.

Segundo declarações feitas pelo Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, esta reflexão sobre McCarrick ocorreu no contexto da apresentação realizada pelo Padre Federico Lombardi sobre o Encontro sobre a Proteção de Menores na Igreja, que começará amanhã, 20 de fevereiro, e reunirá todos os presidentes das Conferências Episcopais no Vaticano até domingo, dia 24.

A Congregação para a Doutrina da Fé condenou em 11 de Janeiro o ex-cardeal e ex-arcebispo de Washington, Theodore Edgar McCarrick, por abusos sexuais de menores e adultos com o agravante de abuso de poder e o expulsou do sacerdócio.

Estiveram presentes os cardeais Pietro Parolin, Óscar Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Sean Patrick O'Malley, Giuseppe Bertello e Osvald Gracias. Também participaram o secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro, e o secretário adjunto, Dom Marco Mellino. Todos participarão do Encontro sobre a Proteção de Menores na Igreja.

Além disso, o Conselho também trabalhou na "atualização e releitura do projeto da nova Constituição Apostólica, cujo título provisório, como se sabe, é Predicate evangelium. Em particular, continuaram com a revisão estilística e a releitura canônica do texto", informou Gisotti.

"Os cardeais conselheiros analisaram como proceder com a consulta que o Santo Padre, em nome da sinodalidade, tem a intenção de promover. Foi decidido que serão consultadas as conferências episcopais nacionais, os sínodos das Igrejas Orientais, os dicastérios da Cúria Romana, as conferências dos Superiores e Superioras Maiores e algumas Universidades Pontifícias".

A próxima reunião do Conselho de Cardeais será de 8 a 10 de abril de 2019.

Confira também: