Michael P. Warsaw, presidente do diretório e Diretor Executivo da EWTN, anunciou que o canal apresentará seu primeiro prêmio anual “Madre Angélica” em cerimônia que será transmitida no dia 15 de agosto, dia da solenidade da Assunção e do 40º aniversário do lançamento da maior rede de televisão católica do mundo.

“Pouco tempo depois da morte da madre, senti com muita força que devia haver algum reconhecimento, criado em seu nome, que honrasse as pessoas que, com sua vida e serviço, promoveram a causa da nova evangelização, tal como a madre o fez com sua vida, em todas as partes”, disse Warsaw.

“Ao longo dos anos, tivemos a sorte de ter muitas pessoas incríveis trabalhando conosco, pessoas que, como a própria madre, foram testemunhas da providência de Deus em tudo o que fizeram ao serviço da Igreja. E assim, criamos o Prêmio Madre Angélica. Esta edição anual reconhecerá as pessoas que, como a Madre Angélica, buscam levar a outros a um conhecimento mais profundo do amor de Deus e a confiança em Sua providência”, afirmou.

Warsaw queria entregar o prêmio no ano passado, durante uma cerimônia ao vivo com a presença dos amigos e as pessoas que teriam sido beneficiadas pelo vencedor. Infelizmente, os planos foram descartados por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19.

Mas Warsaw não desistiu. “Como emissora de TV, poderemos entregar o reconhecimento ao primeiro premiado em uma cerimônia televisiva, que alcançará mais de 380 milhões de lares pela televisão em 150 países e territórios de todo o mundo”, disse.

O vencedor deste primeiro prêmio receberá uma escultura de bronze da Madre Angélica, feita pela artista Kelly Somey, de Asheville, Carolina do Norte. Antes de começar o projeto, Somey queria aprender mais sobre o assunto. E o fez através de livros e entrevistas com quem trabalhou com ela. A artista revelou ter sentido a companhia da Madre Angélica.

“Senti essa voz da Madre Angélica dizendo: ´Olá Kelly, estes são tempos difíceis... sei que você pode superar isso. Eu estou te ajudando nisso`. E eu achei que era algo único. Não é algo que eu tenha experimentado muitas vezes”, disse ela.

O projeto influiu em Somey mais do que ela pensava. “Foi através da escultura da Madre Angélica que eu cheguei a conhecer um pouco mais sobre a sua espiritualidade, sua bondade, sua beleza interior, sua coragem, a coragem de fundar e guiar EWTN”, explicou.

“Foram coisas que implicaram uma pessoa de vontade muito forte. E essas forças, na minha opinião, só poderiam ter vindo de Deus. E no caminho, algumas pessoas me contaram que a Madre Angélica tinha um pouco, não só de espiritualidade, mas de espírito. Tinha um pouco de força de vontade e acho que essas são qualidades admiráveis. Como artista, também temos que ser voluntariosos para chegar a completar obras que sejam dignas de serem criadas”, contou.

Madre Angélica confiou completamente na providência de Deus em tudo o que fez, particularmente na fundação da rede EWTN. “Se você quer fazer algo pelo Senhor... faça-o. O que você sentir que tem que ser feito, mesmo que você trema de medo, dê o primeiro passo à frente. A graça vem com esse passo e você receberá mais graça com os outros passos que der. Sentir medo não é o problema; o problema é não fazer nada quando se sente medo”, disse Madre Angélica.

A Madre Angélica também disse: “Sabe o que é a fé? A fé é ter um pé no chão, um pé no ar e uma sensação de enjoo no estômago”.

Para conhecer o primeiro homenageado com o prêmio “Madre Angélica”, será só sintonizar na EWTN, em 15 de agosto.

Em 40 anos, a EWTN tornou-se a maior rede de mídia religiosa do mundo. Os 11 canais de televisão EWTN são transmitidos em várias línguas, às 24 horas do dia, nos 7 dias da semana, a mais de 380 milhões de casas com televisão em mais de 150 países e territórios.

As plataformas EWTN também incluem: serviços de rádio transmitidos via SIRIUS/XM, iheart Radio e mais de 500 afiliados de rádio AM e FM nacionais e internacionais; um serviço mundial de rádio de ondas curtas; um dos maiores portais católicos da internet nos Estados Unidos; serviços de notícias em linha e em papel, incluindo as agências católicas de notícias do Grupo ACI, o jornal The National Catholic Register e vários serviços de notícias mundiais; bem como a EWTN Publishing, sua editora para a publicação de livros.

Confira também: