O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, afirmou que a Europa precisa da fé em Deus na luta contra o “inverno demográfico” que as baixas taxas de natalidade do continente representam.

Durante uma missa na catedral de Estrasburgo, na França, em 4 de julho, o cardeal Parolin instou o continente a redescobrir suas raízes cristãs e sublinhou que “a Europa precisa de esperança se quiser pôr fim ao inverno demográfico, que não é resultado de uma crise econômica ou social, mas sim do enfraquecimento da esperança e do verdadeiro sentido da vida e da existência”.

“A Europa precisa de fé em Deus, que é Pai. Precisa de confiança em seu potencial, especialmente espiritual”, afirmou o purpurado italiano.

Em 14 de maio passado, o papa Francisco lamentou a baixa taxa de natalidade em muitos países europeus.

O cardeal Parolin viajou a Estrasburgo representando Francisco na comemoração dos 1.300 anos da morte de Santa Odile, padroeira da Alsácia, região do nordeste da França fronteiriça com a Alemanha e a Suíça.

O cardeal Parolin planejava visitar Estrasburgo no ano passado, mas foi obrigado a cancelar suas viagens em junho e novembro devido à covid-19. O secretário de Estado quis visitar a cidade para celebrar o 50º aniversário da presença do Vaticano como observador permanente no Conselho da Europa, cuja sede está em Estrasburgo.

O cardeal Parolin lembrou que “a Europa é particularmente querida pelo papa Francisco, não só por suas origens familiares, mas também pelo papel central na história da humanidade”, afirmou referindo-se à ascendência italiana do pontífice argentino.

“Ele espera que a Europa possa redescobrir suas raízes cristãs, a partir deste caminho de fraternidade, que sem dúvida inspirou e animou os pais fundadores da Europa moderna, começando por Robert Schuman”, acrescentou o cardeal, lembrando que o político francês foi declarado “venerável” recentemente por Francisco.

Finalmente, o cardeal Parolin afirmou que “quem quiser criar uma humanidade justa, equitativa, solidária e fraterna deve colocar o homem e sua dignidade no centro” e lembrou que o homem “não foi concebido pelo homem, mas criado pelo Senhor à sua imagem e semelhança. É o cristão que vive em Cristo, que cria, mais uma vez, a história da Igreja e a história da Europa e da humanidade”.

Na visita do secretário de Estado do Vaticano a Estrasburgo, está prevista uma visita à sede do Conselho da Europa, no próximo dia 5 de julho, e uma reunião com a secretária-geral, Marija Pejčinović Burić.

Confira também: