A agência do governo da França que cuida da reconstrução da catedral de Paris, conhecida no mundo inteiro como Notre Dame, anunciou que a estrutura do edifício está estabilizada e que a restauração poderá começar, dois anos após o incêndio que deixou uma parte do templo destruída.

Em 15 de abril de 2019, um grande incêndio destruiu o teto e a agulha da catedral de Notre Dame, em Paris. Pouco depois da meia-noite de 16 de abril, os bombeiros anunciaram que a estrutura principal do templo havia sido preservada.

Quando o incêndio começou, os principais tesouros religiosos e artísticos da catedral foram resgatados e guardados, incluindo uma relíquia da coroa de espinhos de Jesus.

Construída entre os séculos XII e XIV, a histórica catedral da capital francesa é uma das igrejas mais famosas do mundo e recebia mais de 12 milhões de visitantes anualmente.

Algumas obras de restauração já estavam sendo feitas na catedral quando o incêndio ocorreu, mas não se sabe se o incêndio começou na área em obras.

Em um comunicado, a agência governamental informou que, no dia 18 de setembro, foram concluídas as obras para conservar a estrutura da catedral, uma conquista que permitirá dar início à sua restauração.

Segundo a France Presse (AFP), agência francesa de notícias, carpinteiros, especialistas em andaimes, escaladores profissionais, mecânicos e outros profissionais ajudaram a firmar a estrutura da catedral, como as torres, abóbadas e paredes. Após o desabamento do telhado no incêndio, um “guarda-chuva especial” foi instalado para impermeabilizar o interior da igreja.

A agência governamental informou que haverá uma licitação para os trabalhos de recuperação da catedral e que a restauração do órgão da igreja começará no outono. Segundo o comunicado, permanece firme o objetivo do presidente da França, Emmanuel Macron, de que a igreja esteja restaurada até 2024, ano em que o país sediará os jogos olímpicos.

Confira também: