Após o terremoto de 6,4 graus que atingiu Porto Rico na madrugada da terça-feira, 7 de janeiro, um meio católico local informou quais são os templos católicos afetados pelo movimento telúrico.

1. Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe

Segundo o meio ‘El Visitante de Puerto Rico’, a catedral, sede da Diocese de Ponce, "tem sérios danos estruturais", o que foi corroborado em 8 de janeiro por meio de uma inspeção realizada pelo pessoal de engenharia estrutural.

Nas imagens compartilhadas, é possível observar várias rachaduras internas e externas, incluindo na capela do Santíssimo. Além disso, partes das torres externas correm o risco de desabar.

Em um comunicado, a Diocese de Ponce informou que está "acolhendo as recomendações" da engenharia e que, a partir de sexta-feira, 10 de janeiro, o escritório paroquial se mudará para o salão paroquial.

Além disso, neste final de semana, as Missas serão transferidas para o campo do Seminário Regina Cleri.

2. Paróquia Imaculada Conceição de Guayanilla

Na terça-feira, um grupo de fiéis e dois sacerdotes resgataram a Eucaristia deste templo, minutos antes da ocorrência de uma réplica que o deixou em escombros.

‘El Visitante de Puerto Rico’ informou que o sacrário estava em uma capela “na nave esquerda da igreja. O tremor na madrugada destruiu a capela inclinando o altar para frente. O sacrário não caiu no chão. Estava quase suspenso no ar, apoiado levemente acima do altar inclinado”.

“Os fiéis pegaram o sacrário e saíram em procissão sobre os escombros. Os fiéis com o sacrário, Pe. Orlando com a âmbula e Pe. Melvin com a hóstia consagrada grande. Foram à casa paroquial, a poucos passos da paróquia, para proteger o Santíssimo Sacramento com toda a dignidade que merece”, afirmou.

3. Paróquia Santo Antônio Abade de Guánica

Em 7 de janeiro, o meio local compartilhou fotografias da Paróquia Santo Antônio Abade, no município de Guánica. Nas imagens, observa-se o altar do templo quebrado, além de vários objetos utilizados na liturgia no chão. A fotografia de uma imagem de Cristo que estava no chão também foi compartilhada.

“Foram registrados danos na Igreja, nas casas e no povoado de Guánica. Pe. Segismundo Cintron, pároco, visita os refugiados para levar serenidade, calma e acompanhamento espiritual”, indicou o meio.

4. Casa Mãe e Noviciado das Irmãs Dominicanas de Fátima

Também conhecida como Fazenda Santa Rita, o convento pertencente à Ordem Dominicana de Nossa Senhora de Fátima sofreu danos estruturais e não houve feridos.

Mais em

Segundo o meio local, as religiosas se instalaram em barracas nos arredores do convento e cuidaram de três irmãs doentes, até serem transferidas para receber tratamento na Casa Diocesana de Pastoral São Juan Diego.

Confira também: