O Vaticano publicou o programa da viagem apostólica do Papa Francisco ao Iraque prevista de 5 a 8 de março de 2021.

Anteriormente, o Santo Padre confirmou ao Corpo Diplomático ante a Santa Sé, no dia 8 de fevereiro, que pretende "retomar em breve as viagens apostólicas, a começar pelo Iraque prevista para o próximo mês de março".

“Sem dúvida, todos aspiramos a retomar o mais rápido possível o contacto presencial, e o nosso encontro de hoje pretende ser um bom presságio nesse sentido. De igual modo, é meu desejo retomar em breve as viagens apostólicas, a começar pelo Iraque prevista para o próximo mês de março. Com efeito, tais viagens constituem um aspeto importante da solicitude do Sucessor de Pedro pelo Povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro, bem como do diálogo da Santa Sé com os Estados. Além disso, com frequência revelam-se ocasião propícia para, em espírito de partilha e diálogo, aprofundar a relação entre religiões diversas”, disse o Pontífice.

A seguir, o programa divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé no dia 8 de fevereiro, sem a indicação dos horários:

Sexta-feira, 5 de março

Pela manhã, o avião da Alitalia partirá do aeroporto internacional de Fiumicino (Roma) com destino a Bagdá (capital do Iraque).

À tarde, o avião chegará ao aeroporto internacional de Bagdá, onde será realizada a acolhida oficial.

Em seguida, o Papa terá um encontro privado com o Primeiro-Ministro do Iraque na sala VIP do Aeroporto Internacional de Bagdá.

Depois, irão ao Palácio Presidencial de Bagdá, onde será realizada a cerimônia oficial de boas-vindas. Neste local, o Santo Padre fará a tradicional visita privada de cortesia ao Presidente da República do Iraque.

Ao concluir, o Papa participará do encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático que será realizado em uma sala do Palácio Presidencial de Bagdá e fará seu primeiro discurso.

Finalmente, o Santo Padre irá à catedral siro-católica de "Nossa Senhora da Salvação", em Bagdá, para se encontrar com os Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas, onde fará outro discurso.

Sábado, 6 de março

Pela manhã, o Papa viajará de avião de Bagdá a Najaf, onde visitará o Grão-Aiatolá Sayyd Ali Al-Husaymi Al-Sistani.

Logo, o Santo Padre voará de Najaf para Nassiriya, onde participará de uma reunião inter-religiosa na Planície de Ur e fará um discurso.

Após a conclusão, voará de volta para Bagdá.

À tarde, o Pontífice presidirá a Santa Missa na Catedral Caldéia de “São José” em Bagdá e pronunciará a homilia.

Domingo, 7 de março

Pela manhã, o Papa viajará a Erbil e será recebido na Sala VIP Presidencial do Aeroporto de Erbil pelas autoridades religiosas e civis da região autônoma do Curdistão iraquiano.

Depois, o Santo Padre viajará de helicóptero a Mosul, onde fará uma oração de sufrágio pelas vítimas da guerra em Hosh al-Bieaa (Praça da Igreja) em Mosul.

Em seguida, o Pontífice irá de helicóptero a Qaraqosh. Lá, visitará a comunidade Qaraqosh na Igreja da “Imaculada Conceição”, pronunciará um discurso e rezará o Angelus.

Mais em

Finalmente, o Papa viajará a Erbil onde presidirá a Santa Missa no Estádio “Franso Hariri” em Erbil e fará a homilia.

No final da missa, o Santo Padre voltará em avião ao Aeroporto Internacional de Bagdá.

Segunda-feira 8 de março

Pela manhã, o Papa participará da cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Bagdá e partirá de avião para o Aeroporto Internacional Ciampino de Roma.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: