Na terça-feira, 28 de novembro, o Arcebispo Caldeu de Erbil, no Iraque, Dom Bashar Warda, celebrará uma Missa na Arquidiocese de Washington, Estados Unidos, em memória das vítimas do genocídio perpetrado pelo Estado islâmico (ISIS) contra os cristãos.

Este evento, organizado pelos Cavaleiros de Colombo, será realizado durante a celebração da semana de conscientização pelos cristãos perseguidos, que acontecerá de 26 de novembro a 3 de dezembro, cujo lema é “Solidariedade no sofrimento”.

A Eucaristia será celebrada às 18h no Santuário Nacional de São João Paulo II, localizado na Rua Harewood Road.

Em um comunicado, os bispos dos Estados Unidos anunciaram que o Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos será celebrado em 26 de novembro, data que coincide com a Solenidade de Cristo Rei e marca o início da semana de conscientização pelos fiéis no Oriente Médio.

Este é um esforço conjunto da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) com os Cavaleiros de Colombo, Catholic Relief Services, Catholic Near East Welfare Association (CNEWA) e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

Em meados de 2014, os terroristas do ISIS invadiram a Planície de Nínive e a cidade de Mossul, no Iraque. Os cristãos foram obrigados a ir embora, pois os ameaçaram de morte caso se recusassem a converter-se ao Islã ou os obrigavam a pagar um imposto de submissão.

Em Mossul, os cristãos foram traídos pelos seus vizinhos e amigos muçulmanos. Os jihadistas também assassinaram e sequestraram cristãos em diversos lugares da Síria entre 2014 e 2016.

As aldeias cristãs da Planície de Nínive foram libertadas pelo exército iraquiano e pelas milícias curdas em outubro de 2016, enquanto a cidade de Mossul foi recuperada do controle dos jihadistas em julho deste ano.

Confira também: