O grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS) assumiu a autoria do massacre ocorrido ontem à noite em Las Vegas (Estados Unidos),no qual um homem de 64 anos disparou do alto de um edifício contra uma multidão que participava de um show, deixando até o momento 58 mortos e mais de 500 feridos.

“O autor do ataque de Las Vegas é um soldado do Estado Islâmico, e realizou uma operação em resposta ao pedido para atacar países da coalisão”, afirmou através de sua agência de propaganda Amaq. Segundo os terroristas, o assassino “se converteu ao islamismo alguns meses atrás”.

O autor do tiroteio foi identificado como Stphen Paddock. Segundo a polícia local, o atacante teria se suicidado.

Paddock disparou do 32º andar do hotel Madalay Bay, localizado na avenida central Strip, onde milhares de pessoas participavam do encerramento de um festival de música country.

Após o ataque, o xerife Joseph Lombardo, do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, disse que existia a possibilidade de que Paddock fosse um “lobo solitário”.

Entretanto, horas depois, um porta-voz do FBI descartou que se trata de um ataque terrorista. “Não existe nenhum vínculo conhecido entre o atirador e nenhum grupo estrangeiro conhecido”, assinalou em coletiva de imprensa em Las Vegas.

Por sua parte, o Papa Francisco expressou suas condolências às famílias das vítimas. Através de uma mensagem enviada ao Bispo de Las Vegas, Dom Joseph Anthony Pepe, a Santa Sé assegurou que o Pontífice reza “pelos feridos e por todos os que morreram, confiando-os ao amor misericordioso de Deus Todo-Poderoso”.

Os bispos dos Estados Unidos também expressaram sua dor por esta noite “de terror indescritível”.

“Ao final, a única resposta é fazer o bem, porque não importa quanta escuridão haja, esta nunca superará a luz”, afirmaram através de um comunicado assinado pelo presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Cardeal Daniel N. DiNardo.

Confira também: