Os seminários espanhóis estão cada vez mais vazios. Segundo dados oficiais da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), no ano letivo 2022-2023 o número total de aspirantes ao sacerdócio não chega a mil pela primeira vez na história.

Todo dia 19 de março, Solenidade de São José, a Igreja Católica celebra o Dia do Seminário. Por isso, a CEE oferece dados sobre seminaristas: 974 são candidatos ao presbitério diocesano.

Também as entradas caíram pela primeira vez abaixo de 200 (172) e as ordenações realizadas estão abaixo de cem (97).

A tendência de queda já dura anos. Havia cerca de 1,7 mil seminaristas no ano acadêmico de 2002-2003, quando mais de 350 entraram e quase 200 foram ordenados.

Já no ano acadêmico de 2016-2017, o número de aspirantes ao presbitério caiu pela primeira vez abaixo de 1,3 mil e no ano acadêmico de 2018-2019, 1,2 mil.

A Subcomissão Episcopal para os Seminários explica que a queda de 54 seminaristas em relação ao ano letivo 2021-2022 "se explica, entre outras coisas, pela nova metodologia na coleta de dados, que pela primeira vez foi nominal, e está a cargo do Gabinete de Transparência da Conferência Episcopal”.

Aponta também a necessidade de ter em conta «a secularização e o descompromisso de não poucos jovens, que se refletem também em outros dados estatísticos, como a diminuição do número de casamentos, tanto civis como eclesiásticos».

A estas causas deve-se acrescentar o problema demográfico de Espanha, onde nascem cada vez menos crianças.

Diante da gravidade dos dados, a CEE lançou em setembro de 2022 a Pastoral Vocacional, que se reporta ao Secretariado Geral e cujo objetivo é “criar em nossa Igreja que peregrina na Espanha uma cultura vocacional que ajude as crianças, jovens as pessoas e os adultos a considerar a sua vocação.

Confira também: