Uma estátua histórica de Nossa Senhora, destruída por uma multidão há mais de 100 anos, foi reproduzida e colocada no local original onde ficava a Cidade Velha de Praga (República Tcheca).

Em 4 de junho, a réplica exata de uma estátua de Nossa Senhora do século XVII foi colocada no seu local original: a Praça da Cidade Velha de Praga, República Tcheca. Em 3 de novembro de 1918, a imagem mariana coroada com estrelas e a coluna de 52 pés sobre a qual estava foram derrubadas por uma multidão de homens violentos liderados pela escritora Franta Sauer.

Conseguiram fazer a réplica graças ao esforço de uma associação de historiadores, artistas e católicos que trabalhou por mais de 30 anos para recriar a imagem e obter a permissão da cidade para retornar a coluna mariana ao seu lugar histórico.

“A coluna mariana”, como é chamada, foi erguida na praça tcheca acompanhada pelo “canto de músicas marianas, pelo som dos sinos da torre da Mãe de Deus localizada em frente a Týn [Igreja] e pelos aplausos das pessoas presentes”, disse Karel Kavička, co-fundador da Sociedade para a Restauração da Coluna Mariana na Praça da Cidade Velha de Praga, à CNA, agência em inglês do Grupo ACI.

Kavička, que tem formação em Filosofia e Teologia e está escrevendo um livro sobre a história e a restauração da coluna mariana, assinalou que, durante o evento, os católicos tchecos expressaram sua alegria pela colocação da estátua, mas também muitos protestantes e não fiéis, que apoiaram o projeto por sua importância histórica e artística.

A Sociedade para a Restauração da Coluna Mariana na Praça da Cidade Velha de Praga foi criada em abril de 1990, "imediatamente após a queda do regime comunista totalitário".

"Seguimos as iniciativas de nossos antepassados, que quiseram restaurar a coluna imediatamente após a demolição", disse Kavička. "Essas atividades foram interrompidas pela ocupação nazista, pela Segunda Guerra Mundial e depois pelo regime comunista. Prometemos a nós mesmos que nossa iniciativa seria a última a cumprir os desejos de muitas gerações”, acrescentou.

Para Kavička, devido à história de seu país, a reconstrução da coluna mariana representa "uma oportunidade de paz com a esperança de um futuro melhor". “Desde o início, nos esforçamos para tornar esse pilar um símbolo de reconciliação. Quem pode ser um símbolo de paz melhor do que a Virgem Maria?” disse.

A estátua de Maria, agora restaurada e localizada na Praça da Cidade Velha de Praga, não é a única desse tipo na República Tcheca. Em todo o país, existem "dezenas de colunas marianas nas praças de muitas cidades", observou Kavička.

Essas estátuas do período barroco e, em alguns casos, do Renascimento, "foram construídas pelos cidadãos e representantes dessas cidades para agradecer por sua proteção em tempos de epidemias e pragas ou para agradecer à Virgem Maria", acrescentou.

A estátua foi originalmente construída e erguida pelo imperador Habsburgo Fernando III, após o fim da Guerra dos Trinta Anos, em 1648, em ação de graças pelo fim do cerco do exército sueco a Praga.

"O povo de Praga" quis a estátua original e "pressionou o imperador Habsburgo Fernando III a permitir que fosse erguida", disse à BBC Jan Bradna, escultor e membro da Sociedade.

Kavička explicou que após o colapso do Império Austro-Húngaro Católico, a estátua da Virgem Maria "foi apresentada como um símbolo político, um símbolo da escravidão da nação". Depois que a Tchecoslováquia foi estabelecida como uma república independente, em 1918, a Igreja Católica foi associada à monarquia caída e foi difamada, acrescentou.

A isso juntou-se a Segunda Guerra Mundial e 40 anos de regime comunista, razão pela qual, desde então, os crentes cristãos são uma minoria na República Tcheca, que é um país com maioria ateia.

"O povo realmente não odiava a estátua", disse Petr Vana, o homem que esculpiu a réplica da estátua mariana, à BBC. Ele explicou que a derrubada da estátua original ocorreu devido a um tumulto que Sauer provocou em um pub.

Kavička disse à CNA que não tinha provas de que Franta Sauer fosse católica, mas é possível que realmente tenha sido, em parte porque morreu em um mosteiro católico. Do mesmo  modo, assinalou que existe a crença de que o final da vida de Sauer é contado em “The Prague Legend”, um poema de base histórica do poeta e dramaturgo tcheco Václav Renč.

No poema se conta a história do colapso da estátua mariana, dirigida por um jovem artista entusiasta e boêmio chamado Oskar. O poema relata o remorso de Oskar por suas ações e conta que, no leito de morte, em um hospital administrado por irmãs católicas, recebeu uma visão de Nossa Senhora e teve uma conversão de coração.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em