O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou hoje (21), para apreciação do Senado Federal o nome do embaixador Everton Vieira Vargas para ocupar o cargo de Embaixador do Brasil junto à Santa Sé.

Everton Vieira Vargas é diplomata de carreira e atualmente é o coordenador de Relações Internacionais do Estado do Pará. Ele também é doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UNB) e autor de artigos sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, tema recorrente no pontificado do papa Francisco.

Vargas foi Embaixador na Missão do Brasil junto à União Europeia (2016-2018), na Argentina (2013-2016) e na Alemanha (2009-2013); Subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Itamaraty (2007-2009), Secretário Executivo da Comissão Interministerial Preparatória da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável e negociador brasileiro no Comitê Preparatório e na Cúpula propriamente dita em 2002, em Joanesburgo, capital da província de Gauteng, na África do Sul; Subsecretário-Geral Político e Diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores e Chefe da Divisão do Meio Ambiente (1998-2001).

Em agosto de 2020, o embaixador disse que era “vergonhoso” para o governo brasileiro “perder investimento por não coibir o desmatamento”. E ressaltou: “Ninguém quer comprar carne, soja ou qualquer outro produto que venha de uma região onde ocorreu desmatamento”.

“A Amazônia é patrimônio brasileiro. É ingenuidade pensar que a comunidade internacional vai deixar de perceber e avaliar como o Brasil cuida de seu capital natural. Isso é essencial”, declarou Vargas na época.

 

Confira também: