Mohammed Ibrahim, Ministro de Assuntos Interiores do Egito, convocou recentemente a uma reunião para estabelecer um plano de segurança que garanta a segurança durante as celebrações natalinas dos cristãos ortodoxos coptos  a partir do dia 7 de janeiro de 2015, assim como durante o Natal dos católicos coptos no último 25 de dezembro.

Segundo informou a agência vaticana Fides, o ministro elogiou os esforços realizados pela polícia para garantir a tranquilidade às comunidades cristãs que celebraram o Natal no 25 de dezembro.

Nesse sentido, para garantir a segurança no próximo 7 de janeiro, prevê-se a distribuição das patrulhas nos arredores das igrejas e a restrição do trânsito -quando for necessário- nas zonas próximas aos templos. Ibrahim disse que a cooperação dos cidadãos com a polícia é um fator decisivo para obter o êxito em qualquer plano de segurança.

Ainda está vivo na memória o atentado ocorrido em Alexandria na véspera de Ano Novo de 2011, quando a explosão de um carro bomba em frente à igreja de Todos os Santos (Al-Qiddissine) causou dezenas de mortos.

A investigação posterior atribuiu o ataque a grupos relacionados com o regime de Hosni Mubarak. Fides informou que, enquanto isso, a Liga dos filhos de Wasti premiou quatro muçulmanos que no fim de novembro tinham dado uma contribuição decisiva para neutralizar um ataque organizado por células islamistas contra a igreja de São Abanoub na cidade de al-Wasti.