Em um vídeo divulgado ontem, 8, na página da Arquidiocese carioca Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, compartilhou a experiência de ter consolado e confraternizado com familiares, amigos e funcionários da Escola Tasso Silveira, no bairro do Realengo, onde o ex-aluno Wellington de Oliveira, matou 12 estudantes deixando outros 18 gravemente feridos.

Dom Orani afirmou que foi até o local a “levar esperança, confiança e solidariedade” às pessoas que perderam os seus filhos, amigos e a todos os membros da sociedade ainda profundamente consternados pelo fato.

Segundo o arcebispo este é “um momento que nos faz pensar sobre aquilo que nós trazemos no coração de lutar pelo bem, pela fraternidade e ao mesmo tempo dar esperança a todas as pessoas”.
“Nós pedimos a Deus para que ajudasse e consolasse aos familiares que perderam os seus filhos”.

Dom Orani exortou os cariocas a olhar com esperança para o futuro apesar dos momentos trágicos “e saibamos construir juntos um mundo melhor. Está em nossas mãos”.
“Isso tudo que nós vemos ouvimos e presenciamos é justamente um desafio para que trabalhemos mais e melhor pela paz”, afirmou o arcebispo.

Falando sobre o assassino, de quem lamentou a “situação familiar confusa” mas que atuou com um alto grau de preparação e premeditação, Dom Orani afirmou que isto deve reforçar a tarefa de que “nós temos que ajudar as pessoas a formar bem as famílias. Educar para o bem, para a fraternidade”.

Solidariedade

Dom Orani expressou sua alegria em ver as múltiplas manifestações de solidariedade das pessoas com todos os afetados pelo trágico episódio. “Nós ficamos contentes de ver o número de pessoas que se solidarizaram para doar sangue”, frisou o prelado.
 
“Este momento de solidariedade deve levar a que todos nós sejamos solidários em cada momento em cada instante da nossa vida”, afirmou Dom Tempesta.

A missa de 7º dia dos alunos falecidos será na próxima quarta-feira na mesma escola às 9h.

O vídeo completo do arcebispo da capital carioca pode ser visto no You Tube em:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VFvAJmFggc0#at=292