Os donos de canais de televisão e rádios nacionais assinaram um acordo que os compromete a promover programas que zelem pelo bem-estar da família e a deixar de lado as programações com alto conteúdo violento e sexual.

O acordo teve como marco a conferência “Ética da Comunicação Social”, a cargo do Arcebispo do São Domingo, Cardeal Nicolás do Jesus López Rodríguez, e organizada pelo Instituto Dominicano das Telecomunicações (INDOTEL).

Durante sua exposição, o Cardeal criticou a aqueles condutores de rádio e televisão que usam mal a linguagem e a emissão de programas que não contribuem à formação em valores morais.

Sobre os condutores, assinalou que o mais grave que é “pretendem que ninguém se meta com eles porque para eles não há leis que respeitar, como se não existisse uma Constituição”.

A finalidade do acordo é que os meios dominicanos deixem de lado, por exemplo, programa com cenas de conteúdo sexual e aquelas que incitem ao uso de drogas, utilizem uma linguagem grosseira, de duplo sentido ou deformem o idioma.

Os canais de televisão deverão erradicar do horário, que vai das seis da manhã às dez da noite, todo programa que incite à violência verbal e física.

Em direção contrária, os donos dos meios se comprometem a facilitar a elaboração de produtos comunicacionais cujas mensagens protejam à família e transmitam valores morais.

Depois da assinatura, o Cardeal López Rodríguez e o Diretor do INDOTEL, José Rafael Vargas, puseram como exemplo a decisão de uma emissora colombiana, filial de Rádio Cadeia Nacional (RCN), que em maio anunciou que “não transmitirá música grosseira”.