O secretário pessoal de Bento XVI, dom Georg Gänswein, ficou emocionado ao lembrar que Bento XVI lhe disse uma vez que “nunca teria acreditado que a última parte do caminho que me levaria do mosteiro Mater Ecclesiae (onde mora atualmente) até as portas do Céu com são Pedro seria tão longa".

A cena aconteceu no Palácio Nymphenburg, em Munique, Alemanha, por ocasião da celebração organizada pela Fundação Joseph Ratzinger/Papa ​​Bento XVI pelos 95 anos do papa emérito. O evento foi transmitido pela EWTN, grupo católico de comunicação a que pertence ACI Digital.

Bento XVI fez 95 anos em 16 de abril, pouco mais de nove anos depois de renunciar ao pontificado.

Dom Gänswein, arcebispo de 65 anos e prefeito da Casa Pontifícia, tornou-se secretário pessoal do cardeal Joseph Ratzinger em 2003, e continuou na função depois que Ratzinger foi eleito papa em 2005.

Gänswein destacou que a frase lhe foi dita por Bento XVI "há alguns anos", enquanto falavam sobre "o peso e as dificuldades da velhice e as críticas à sua pessoa e à sua obra que aconteciam às vezes".

“Bento respondeu às perguntas e desafios importantes da época com franqueza e convicção e sempre à luz da Encarnação”, disse Gänswein.

Em seguida, destacou que hoje “o papa emérito é um homem muito idoso, fisicamente frágil e, graças a Deus, ainda com a mente e os olhos alertas”.

Sua voz, disse ele, "torna-se cada vez mais baixa e incompreensível", dizendo que "os últimos anos minaram sua força".

Apesar de tudo, continuou, "conservou a humilde serenidade do seu coração".

Dom Gänswein também destacou que o humor de Bento XVI "brilha uma e outra vez", ao mesmo tempo em que destacou "sua mansidão pessoal, que sempre foi uma marca registrada de sua personalidade".

“Ele ficou feliz como uma criança quando foi informado sobre a cerimônia de hoje. E ele me pediu para enviar calorosas bênçãos a todos vocês”, concluiu dom Gänswein.

Confira também: