Após as eleições de ontem para a nova direção do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), cujo presidente era, até então, o arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, agora presidente da (CNBB) outro brasileiro foi eleito como membro da presidência da entidade: Dom Dimas Lara Barbosa, que será o segundo vice-presidente.

Recordando o resultado das eleições Rádio Vaticano divulgou que o arcebispo de Tlalnepantla (México), Dom Carlos Aguiar Retes, foi eleito o novo presidente do CELAM para o quatriênio de 2011-2015; o arcebispo de Bogotá (Colômbia) e presidente da Conferência Episcopal colombiana, Dom Rubén Salazar, como primeiro vice-presidente; e o arcebispo de Campo Grande (Brasil – MS), Dom Dimas Lara Barbosa, como segundo vice-presidente.

Dom Dimas Lara Barbosa nasceu em Boa Esperança (MG). Antes de começar a formação sacerdotal, se formou em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos. Depois freqüentou o Instituto de Filosofia São Bento, em São Paulo, além de cursar teologia no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Em Roma, concluiu o doutoramento em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988 para o clero de São José dos Campos e em 11 de junho de 2003 foi nomeado bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro. Acaba de deixar o cargo de Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, desde maio deste ano, é arcebispo metropolitano de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul.