Embora a celebração pudesse ser adiada devido ao coronavírus, dois novos frades franciscanos da renovação foram ordenados sacerdotes em Nova Jersey (Estados Unidos) dentro de uma igreja quase vazia, mas cheia de fé e esperança.

No sábado, 30 de maio, Pe. Oisin Martin, de Dublin (Irlanda), e Pe. Malachy Napier, da Geórgia (Estados Unidos), viveram um momento especial no convento do Santíssimo Sacramento, em Newark, onde disseram sim a Cristo e entraram no sacerdócio. Ambos se deram um forte abraço que emocionou os presentes e aqueles que acompanhavam a cerimônia pela internet.

Devido às medidas tomadas para evitar contágios por COVID-19, a igreja, que normalmente em uma celebração deste tipo estaria cheia de familiares e amigos, agora pôde receber apenas dez pessoas.

No entanto, a Missa foi transmitida nas redes sociais para que toda a comunidade pudesse acompanhar os novos sacerdotes neste momento especial de suas vidas.

Em um vídeo do EWTN News Nightly, o Pe. Martin assinalou que, embora as coisas não tenham acontecido como esperava, por todas as mudanças que a pandemia causou, ele se sente agradecido a Deus.

"Deixei-me levar e ele me guiou para um belo lugar, e estou muito agradecido por Deus não ter me permitido ter o que queria, porque descobri que a única coisa que realmente preciso é d’Ele", indicou.

Pe. Napier acrescentou que, apesar de estarem perdendo viver este momento com seus seres queridos, "acredito que, através das circunstâncias, Deus nos permitiu realmente focar no que é a essência" desta celebração.

Entre as pessoas que puderam participar da Missa estiveram os pais e o irmão do Pe. Martin, que se sentiram abençoados por poder ver seus rostos neste dia especial.

"Eu não estaria aqui se não fosse pela fé e amor que meus pais têm por mim, e ter um dos meus irmãos aqui me deu muito conforto e alegria", acrescentou.

Os dois sacerdotes se mostraram entusiasmados com o caminho a seguir a partir de sua ordenação. Pe. Martin partirá para a Nicarágua, onde se dedicará aos temas de formação, e Pe. Napier ficará nos Estados Unidos, para ajudar todos aqueles que eles não conhecem a Deus.

Há tantas pessoas "que não sabem que Deus é real, não sabem que podem experimentar o seu amor, não percebem as muitas formas de falsa felicidade que existem", indicou Pe. Napier.

"O objetivo é perceber que não se trata de compreender (Deus), mas simplesmente segui-lo", concluiu o Pe. Martin.

No final da Missa, vários irmãos de sua congregação esperavam por eles fora da igreja, para parabenizá-los e pedir sua bênção, a primeira que ambos deram como sacerdotes.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: