Monsenhor Cleocir Bonetti, do clero da diocese de Erexim (RS), foi nomeado nesta quarta-feira pelo papa Francisco bispo da diocese de Caçador (SC). O anúncio foi feito durante a oração da manhã no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. “Neste final do mês do Sagrado Coração, quero dizer ao povo de Caçador que meu coração já está aí”, disse o bispo eleito aos fiéis de sua nova diocese.

A diocese de Caçador estava vacante desde 1º de junho de 2020, quando dom Severino Clasen foi nomeado arcebispo de Maringá (PR).

O bispo eleito, monsenhor Cleocir Bonetti, disse que recebeu a notícia de sua nomeação por meio da Nunciatura Apostólica em 21 de junho, “que lembra São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude”. No mesmo dia, disse, “rezando a Missa logo cedinho, na primeira leitura do Gênesis, Abraão recebe um pedido do Senhor: vai, deixa tua terra, a casa do teu pai e vai para onde eu te enviar. Acredito que essa leitura também foi inspiração para mim nesse dia. Por isso, quero manifestar minha profunda alegria por ter sido escolhido pela Igreja, pelo papa Francisco para conduzir a Igreja diocesana de Caçador”.

“Quero, acima de tudo, contar com a graça de Deus, porque se fui escolhido, não foi por meus méritos, mas foi pela graça divina. E peço, suplico a Deus que continue me iluminando, me inspirando nesse trabalho junto à diocese de Caçador”, afirmou.

Além disso, recordou que estão vivendo o jubileu dos 50 anos da diocese de Erexim, que tem por padroeiro São José. “Por isso, também encontro em nosso padroeiro uma motivação maior para o serviço à Igreja, para o serviço do povo de Deus”, disse. Pediu ainda a intercessão de São Francisco, padroeira da diocese de Caçador.

“Neste mês do Sagrado Coração de Jesus, que estamos chegando ao final, quero pedir, suplicar ao bom José, a Nossa Senhora de Fátima a intercessão para que meu coração seja cada vez mais parecido com o coração de Jesus”, declarou.

Após o anúncio da nomeação, o bispo de Caçador, dom Adimir Antonio Mazali, entregou a monsehor Cleocir a cruz peitoral e o solidéu. “Tenho certeza que a diocese de Caçador ganha não só um grande bispo em altura, mas também em graça e com muitos dons para servir ao povo de Deus com um coração de pai, com um coração de pastor”, afirmou. Segundo ele, em breve será anunciada a data da ordenação episcopal.

O bispo eleito de Caçador, monsenhor Cleocir Bonetti, nasceu em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS). Ingressou o seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erexim (RS), onde cursou o ensino médio. Estudou Filosofia no Seminário Maior de Viamão (RS) e Teologia no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (RS), o ITEPA. Também possui pós-graduação em Psicopedagogia, em Viamão, e mestrado em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália.

Foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1999, incardinado na diocese de Erexim. Em seu ministério presbiteral, foi assistente do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, entre 1999 e 2001, vigário paroquial da Paróquia de São Cristóvão em Erexim, de 2002 a 2005, reitor do Seminário Maior, de 2009 a 2014, pároco das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, em Barão de Cotegipe (RS), entre 2015 e 2016, e de São Tiago em Aratiba (RS), de 2016 a 2017. Desde então, é vigário geral da diocese de Erexim.

Além disso, atuou como professor de História da Igreja no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo. Mons. Cleocir também foi representante dos padres da Diocese de Erexim na Comissão Regional de Presbíteros, da qual foi também coordenador. Foi membro da Comissão Nacional do Clero, de 2015 a 2017.

Confira também: