No Dia Mundial da Saúde 2021 promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril, o Papa Francisco pediu combater juntos a pandemia e disse que "um instrumento essencial nesta luta são as vacinas".

Assim indicou o Santo Padre através de sua conta oficial no Twitter, na qual ele assinalou que "todos, sobretudo as pessoas mais frágeis, precisam de assistência", acrescentando que "somente juntos podemos construir um mundo mais justo e saudável".

 

Por sua vez, o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Turkson, divulgou a mensagem "Construir um mundo mais justo e mais saudável para todos" no Dia Mundial da Saúde 2021.

Na mensagem, o cardeal lembrou que essa comemoração foi instituída em 1948 com o objetivo de "aumentar a conscientização sobre um tema específico da saúde e evidenciar questões de grande urgência e prioridade no mundo da saúde".

"A pandemia afetou profundamente nossas vidas e nossa sociedade; agravou antigos problemas sociais, sobretudo as desigualdades, como as de acesso aos cuidados de saúde. O impacto da pandemia tem sido mais forte nas comunidades mais vulneráveis, mais expostas à doença, com menos oportunidades de acesso a serviços de saúde de qualidade", advertiu o cardeal Turkson.

Por isso, a autoridade vaticana fez um chamado ao valor da justiça e do bem comum para "que a harmonização do direito à proteção da saúde e do direito à justiça seja assegurada por uma distribuição equitativa das estruturas de saúde e dos recursos financeiros, de acordo com os princípios da solidariedade e da subsidiariedade".

Além disso, o cardeal ressaltou a importância de levar em conta a saúde integral e também prestar atenção à "saúde psicológica e mental fortemente provada neste período pandemia", por isso aconselhou ler o documento preparado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral com o título: “Acompanhar as pessoas com sofrimento psicológico no contexto da pandemia da Covid-19”.

Confira também: