No dia 25 de janeiro, durante a visita Centro Correcional de Menores ‘Las Garzas’ de Pacora (Panamá), o Papa Francisco escutou a mensagem motivadora de Luis Óscar Martínez, um jovem detento.

Luis, de 21 anos cresceu sem pai e sua mãe teve que cria-lo sozinha junto com seus dois irmãos. “Quando ia crescendo, sentia que algo me faltava, que havia um vazio dentro de mim. Hoje sei que este vazio que faltava era a voz de um pai que me guiasse com amor”, expressou o jovem.

Em 2015 a vida de Luis sofreu uma reviravolta, pois “Deus tocou o meu coração e tomei a decisão de aceitar Cristo como meu Senhor e Salvador. Neste dia eu voltei a ter um papai”, assegurou.

Entretanto, um ano depois Luis cometeu um crime que o levou à prisão. Pensou que “tudo tinha acabado” até que uma noite “algo” lhe disse que não estava tudo acabado, que seu “propósito é grande”.

“Neste momento entendi que meu Pai Deus estava comigo e que se estou neste momento falando com vocês é pela graça e amor de Deus, meu Cristo amado”, expressou o jovem.

Em seu relato, Luis manifestou que se sente “agradecido, pois colocou aquelas pessoas no meu caminho para me ajudarem a terminar meus estudos na escola e conseguir esta mudança em minha vida”.

Luis sonha com ser chef internacional e técnico em refrigeração especializada e desta forma dar alegria à sua mãe e voltar à comunhão perdida com a família.

Também agradeceu ao Papa Francisco que, como “servidor de Nosso Senhor Jesus”, entregou seu tempo para escutá-lo. “Não tenho palavras para descrever a liberdade que sinto neste momento”, concluiu.

Luis Óscar Martínez, que representou os 185 jovens do centro correcional, cumprimentou brevemente o Santo Padre e depois o Papa dirigiu algumas palavras aos internos da prisão, durante as quais respondeu ao Luis dizendo que o Senhor está sempre presente.

“Tu fazes parte da minha família e não posso abandonar-te às intempéries. Isso é o que Deus nos diz a cada um de nós. Tu fazes parte da minha família e não vou te deixar jogado na sarjeta”, expressou o Papa.

“Não posso perder-te pelo caminho, estou contigo aqui. Aqui? Sim, aqui. Nasce de ter sentido – como partilhaste tu, Luís – que, naqueles momentos em que tudo parecia ter acabado, algo te disse: Não! Não está tudo acabado, porque tens uma finalidade grande que te permite entender que Deus Pai estava e está com todos nós e nos dá pessoas para caminhar conosco e ajudar-nos a alcançar novas metas”, enfatizou.

Ao terminar o discurso o Santo Padre presidiu uma liturgia privada com os internos e dedicou uns minutos para atender a confissão de cinco jovens.

Confira também: