No começo de setembro, um portal científico informou sobre as investigações que realizam em ruínas arqueológicas descobertas em 2014 e que seriam os restos de uma basílica do século IV que ficou submersa em um lago na Turquia, depois de ser destruída por um terremoto.

A descoberta foi divulgada em 5 de setembro pelo portal ‘Live Science’. Segundo indicaram, a investigação das ruínas da basílica submersa no lago Iznik, na Turquia, começou em 2014. Assinalaram que poderia se tornar, em 2019, o primeiro museu arqueológico subaquático desse país.

A investigação começou quando o chefe do departamento de arqueologia da Universidade de Uludag, professor Mustafa Sahín, percebeu a existência da igreja ao revisar fotografias aéreas da região.

Segundo Sahín explicou ao portal ‘Live Science’, a antiga igreja está a cerca de três metros de profundidade e a aproximadamente 50 metros da margem do lago Iznik, localizado na província de Bursa.

Os estudos mostram que a igreja de estilo romano, conhecida como basílica, foi construída na margem do lago por volta do ano 390 d.C., quando Iznik era conhecido como Niceia e, Istambul, como Constantinopla, o centro oriental do Império Romano.

No ano 740 d.C., um terremoto destruiu a igreja, que mais tarde afundou sob a superfície do lago. Os arqueólogos também pensam que debaixo da igreja pode haver um templo pagão dedicado ao deus greco-romano Apolo.

Sahín e a equipe do Museu de Arqueologia de Iznik começaram a realizar escavações subaquáticas na igreja em 2015. As descobertas mais importantes incluem vários túmulos humanos localizados debaixo da parede onde se reunia o clero.

Além disso, encontraram várias moedas que datam dos reinados dos imperadores romanos Valente (que governou de 364 a 378 d.C.) e Valentiniano II (que governou de 375 a 392 d.C.), o que demonstra que a basílica foi construída depois do ano 390 d.C.

O arqueólogo da Universidade de Uludag acredita que a basílica era dedicada a São Neófito, que morreu em Niceia nas mãos dos romanos no ano 30 d.C., durante o reinado do imperador Diocleciano.

A cidade de Niceia se tornou famosa em todo o mundo cristão no ano 325 d.C., quando o imperador Constantino convocou o primeiro concílio da Igreja para determinar as crenças fundamentais da religião, as quais logo promoveu a longo do Império Romano pagão.

Devido ao valor histórico da descoberta, Sahín e o prefeito de Bursa, Alinur Aktas, solicitaram que o local seja estabelecido como museu arqueológico subaquático da Turquia. Caso o projeto seja aprovado, a construção poderia começar este ano e seria aberto ao público em 2019.

O projeto inclui uma torre de 20 metros de altura para ver as ruínas da margem do lago, uma passarela na água sobre o local submerso e uma sala subaquática com paredes de vidro em frente à nave da basílica. Além disso, seria realizado um clube de mergulho para que as pessoas possam explorar de perto as ruínas.

Confira também: