Na manhã de ontem, o plenário da Câmara dos Deputados do Paraguai realizou um minuto de silêncio pelos bebês que não nascerão na Argentina, em decorrência da aprovação do projeto de legalização do aborto que foi votado no Senado, em 30 de dezembro.

 

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, aparece um grupo de deputados fazendo um minuto de silêncio em respeito aos nascituros. Segundo a informação oficial, o pedido foi feito pelo deputado Raúl Latorre.

“Peço um minuto de silêncio pelas milhares de vidas de irmãozinhos argentinos que vão se perder, antes mesmo de nascer, com base na recente decisão tomada pelo Senado do país vizinho”, disse o deputado ao plenário, segundo informou a Diretoria de Comunicação da Câmara dos Deputados do Paraguai.

O deputado Basilio Núñez, que é médico, disse que “o que foi aprovado na Argentina é trágico” e recordou que a Câmara dos Deputados do Paraguai se declarou pró-vida e pró-família.

As deputadas Norma Camacho, Blanca Vargas e Esmérita Sánchez também apoiaram o minuto de silêncio.

Nova lei de aborto na Argentina

Em 30 de dezembro, após 12 horas de debate, o Senado da Argentina aprovou, com 38 votos a favor, 29 contra e 1 abstenção, o projeto de legalização do aborto promovido por Alberto Fernández, presidente do país.

O projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em 11 de dezembro.

A nova lei do aborto na Argentina permitirá livremente esta prática até 14 semanas de gestação, e durante os nove meses de gravidez com a justificativa de estupro ou "perigo à vida ou à saúde integral" da mãe.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: