Uma delegação do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral guiado por seu prefeito, Cardeal Peter Turkson, viajará para Calcutá (Índia), de 8 a 12 de fevereiro, para participar das celebrações do 27º Dia Mundial do Doente.

O Dia Mundial do Doente é celebrado tradicionalmente contemporaneamente em todas as dioceses do mundo no dia 11 de fevereiro, memória de Nossa Senhora de Lourdes. “A Igreja universal, a exemplo do Bom Samaritano, inclina-se sobre os doentes e os que sofrem para levar uma mensagem de esperança e salvação", indica uma declaração do Vaticano.

Os representantes vaticanos serão porta-vozes da Mensagem do Papa Francisco para este Dia, que terá por tema "Recebeste de graça, de graça dai!”, frase do Evangelho de São Mateus.

Um comunicado do Vaticano assinala sobre a Índia que, "em um país marcado por fortes desigualdades, pobreza extrema e condições higiênico-sanitárias em muitos casos bastante precárias, a Igreja espera assim manifestar sua preocupação com os doentes, os sofredores, os pobres e os excluídos, à luz da Madre Teresa de Calcutá, reconhecida como Santa em 4 de setembro de 2016"

Junto com a delegação estarão presentes o Cardeal Patrick D'Rozario, Arcebispo de Daca e enviado especial do Papa para a celebração,  Dom Thomas D'Souza, Arcebispo de Calcutá, e Dom Prakash Mallavarapu, Arcebispo de Visakhapatnam e presidente da Comissão de Saúde da Conferência Episcopal Católica da Índia.

Programação da visita

No primeiro dia, a delegação participará de uma conferência de estudo dedicada aos fundamentos teológicos da pastoral da saúde, da nova Carta dos profissionais de saúde e das novas fronteiras de serviço aos pobres marginalizados e, em seguida, visitará o túmulo de Madre Teresa, onde o Arcebispo de Calcutá, Dom Thomas D'Souza, presidirá a Missa.

No segundo dia, a delegação visitará três centros de saúde em Calcutá, construídos pela Igreja local – Shanti Dam, Prem Dam e Casa São José – e administrados pelas Congregações religiosas das Irmãs Missionárias da Caridade e as Pequenas Irmãs dos Pobres, que se ocupam da assistência de saúde aos doentes pobres e abandonados, com particular atenção pelas mulheres que sofrem de distúrbios mentais.

Nesse mesmo dia à tarde, o Cardeal Peter Turkson presidirá a Santa Missa com a unção dos enfermos no Colégio São Xavier, em Calcutá.

O programa inclui ainda um encontro com os delegados para a pastoral da saúde das Conferências Episcopais da Ásia.

Confira também: